Saúde

Tireoidismo – O Que É e Como Tratar

tireoide-tratarO tireoidismo é um problema que atinge centenas de pessoas ao redor do mundo. No entanto, é um problema que passo despercebido na maioria das vezes e é necessária muita atenção para detectar os sintomas e qual o tipo de tireóide que se manifesta. Existem dois tipos, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, sendo suas diferenças bem aparentes e as mulheres são o principal público alvo da doença. Confira maiores informações sobre o que é tireoidismo e como tratar.

O Que É Tireoidismo

A tireóide é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é uma das maiores e mais importantes glândulas endócrinas do corpo. A função é produzir e armazenar hormônios, sendo o T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormônios são responsáveis por controlar o metabolismo, que é a síntese e degradação dos nutrientes das células. O tireoidismo acontece quando há alguma disfunção nessa glândula, alterando o metabolismo do corpo. Os tipos de tireoidismo são:

Hipotireoidismo – é caracterizado pela baixa atividade da tireóde, que por sua vez produz menos hormônios do que os necessários para o funcionamento ideal das funções orgânicas. Os sinais são: pele áspera e seca; mãos e pés frios; inchaço no rosto, mãos e pés; queda de cabelo; batimentos cardíacos mais lentos; tendinite nas mãos; cansaço e fraqueza; sensação de frio; dificuldade de concentração e memória prejudicada; prisão de ventre; aumento de peso sem causa aparente; dispneia; voz rouca; parestesia e audição prejudicada.

Hipertireoidismo – É o contrário do hipotireoidismo e se caracteriza pela hiperatividade da tireóide. A glândula produz mais hormônios do que o ideal. Os sintomas são: inchaço em volta dos olhos; aumento da produção de lágrimas; sensibilidade incomum à luz; palpitações cardíacas; aumento da pressão arterial; sensação de calor em um ambiente frio; aumento da umidade da pele; tremores nas mãos; ansiedade e irritabilidade; cansaço e fraqueza; maior apetite com perda de peso; insônia; diarreia; alterações menstruais; hiperfagia; hiperdefecação.

Como Tratar

No hipotireoidismo, é necessário fazer um tratamento com uma reposição hormonal, com medicamentos Levotiroxina. Assim, o paciente terá a produção de hormônio regulada. Já no hipertireoidismo, o tratamento é feito com medicamentos como o propiltiouracil e o metizamol. Também há a possibilidade da retirada da tireóide através de uma cirurgia ou uso de iodo radioativo. O tratamento depende da gravidade do problema.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.