Salame Artesanal e Cudiguim – Receita
Salame Artesanal uma receita pratica e muito bem feita que pode ser uma das opções para o café da manhã em família. E também para oferecer nos finais de semana no lanche com seus parentes e amigos que será uma novidade um verdadeiro sucesso.
Receita de Salame Artesanal
O cudiguim é uma iguaria pouco conhecida no Brasil, mas muito apreciada entre os brasileiros que a conhecem. “Cudiguim” é o nome mais popular, mas o nome correto é “escodeguim”. É uma linguiça feita com carne de porco e couro de porco. Mas, ela deve ser consumida com cuidado ela contem algo teor de colesterol. Esta iguaria foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX. É conhecida também como “codeguim” e “escorceta”. Na Itália, é chamado “cotechino”.
Compartilhamos abaixo receitas:
Ingredientes Necessários para Salame:
-12 kg de carne de porco (pernil e paleta*);
-200 ml de vinho tinto seco;
-1/2 cabeça de alho;
-15 g de pimenta-do-reino em pó;
-240 g de sal fino temperado (2% do peso da carne);
-120 g de sal de cura (siga a recomendação do fabricante**) Meu sal tem percentual de nitrato e nitrito reduzido e por isso essa quantidade.
Ingredientes Necessários para cudiguim:
-1,2kg de courinho de porco cozido e moído;
-800g de massa de salame;
-Orégano;
-salsa desidratados à gosto.
Compartilhamos abaixo vídeo de PORKZILLA para Salame Artesanal e Cudiguim:
Dicas de PORKZILLA:
* Utilizamos pouca gordura na preparação do nosso salame. Para salames menos secos recomenda-se o uso de 15 a 20% de toucinho moído. **A quantidade de sal de cura deve ser utilizado de acordo com a indicação do fabricante. No vídeo o nosso sal de cura era um preparado que continha menores teores de nitrito e nitrato.
Fonte: Vídeo de PORKZILLA
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Acompanhando o vídeo com atenção poderá fazer esta delicia de receita! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!