Saúde

Vacina Contra Dengue no Brasil – Como Funciona

Vacina Contra Dengue no Brasil  foi finalmente liberada pela Anvisa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A vacina é produzida por uma empresa francesa de nome Sanofi Pasteur e segundo a empresa pode reduzir em até noventa e três por cento os casos graves de dengue que são os responsáveis pelas hospitalizações e mortes.

Vacina Contra Dengue no Brasil

Como Funciona Vacina Contra Dengue no Brasil

Segundo a diretora médica da Sanofi  Pasteur a Dra. Sheila Homsani serão necessárias três doses em cada paciente que deverão ser tomadas de seis em seis meses para que possa ser imunizado. A vacina poderá imunizar a população, mas isso não significa que os demais cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti não deva ter continuidade. Segundo a Dra. Sheila apenas a vacina não será o suficiente para resolver o problema.

Vacina Contra Dengue no Brasil doses

A Dra. Sheila explica que a vacina é segura, mas não pode ser utilizada por crianças menores de nove anos e nem em gestantes , pois o vírus é vivo e somente atenuado. Parecida com a vacina da rubéola, os pacientes com HIV positivo também não devem tomar a vacina. A explicação é que a vacina é feita com o vírus vivo da doença e que ele é apenas atenuado e desta maneira não pode causar a doença o que permite ao nosso sistema imunológico reconheça o seu genoma. Desta maneira cada vez que nosso organismo entrar em contato com o vírus é capaz de produzir anticorpos. Ao tomar as três doses da vacina estará protegido contra os quatro vírus da dengue. Segundo a Dra. Sheila Homsani: “A eficácia geral dela é em torno de 66%. A proteção contra o Tipo 4 é de 83%, contra o Tipo 3 é de 73%, contra o Tipo 1, 58% e contra o Tipo 2, 47%. Os quatro tipos podem causar a versão grave da dengue, mas a vacina protege 93% das formas graves.” Mesmo que ocorra a contaminação, pois nenhuma vacina é cem por cento eficazes, ela se desenvolvera com um quadro bem menos grave.

Vacina Contra Dengue no Brasil Aedes

Para a vacina chegar ao Brasil esta sendo aguardada a definição do preço que deve ser regulamentado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (órgão da Anvisa). Em média deve demorar até três meses. A fábrica de Neville na França tem capacidade para produzir até cem milhões de doses para o mundo todo. Existe  a necessidade de colocar a vacinação em calendário público para que possam ser fabricadas e enviadas as doses necessárias. Mas o mais importante é intender que a vacina só é eficaz contra o vírus da Dengue e o mosquito pode transmitir a Zika e a  Chikungunya. Portanto é necessário que se continue o combate contra o Aedes Aegypti.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Vacina contra a Dengue liberada no Brasil!!   Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.