Diversos

Pó de Xaxim – Dicas e Substituto

Substituiu Para Pó de Xaxim que era muito usado na hora de cultivar algumas plantas.  Seu nome  Dicksonia sellowiana, xaxim, vem de um vocábulo tupichachi que significa enrugado ou emaranhado por causa do visual do seu caule. Ele tem um caule rico em fibras e raízes. Seu tronco tem aspecto fibroso e espesso, as suas folhas são grandes e aparecem na parte do topo dos troncos. É bastante usada também no paisagismo. E pode chegar a até 4 metros de altura embora seu crescimento seja bastante lento. Ele é encontrado na Mata Atlântica podendo ser avistado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Pó de Xaxim - Dicas e Substituto

Dicas de Pó de Xaxim

Reconhecido por ser uma excelente alternativa para o cultivo de outras plantas, mas esta seriamente ameaçado de extinção. Uma planta que se dá bem em terrenos baixos que tenha solo rico em matéria orgânica. Sendo assim esta proibido de ser extraída dos ambientes, e seu uso deve ser feito a partir de mudas de plantas cultivadas. Seu caule é muito  usado para confeccionar vasos que serão usados como suporte para outras plantas crescerem. É muito usada para o plantio de bromélias e orquídeas. Quem deseja cultivar em casa a planta pode fazer em lugar de meia-sombra com cuidados para estar protegido de ventos intensos.

Pó de Xaxim - Dicas e Substituto

O mais interessante para ter bons resultados com o cultivo do xaxim é oferecer a planta as condições do seu habitat original. Ela exige um ambiente quente e úmido. O ideal para o cultivo de xaxins é uma mistura de 1 parte de terra vegetal com 1 parte de terra comum de jardim e 2 partes de composto orgânico. O solo para receber o xaxim precisa estar úmido, mas não encharcado. Cuidado com o excesso de  água para não causar o apodrecimento das raízes da planta. Todo cuidado é pouco para o cultivo bem-sucedido de xaxim e a posterior confecção de pó de xaxim.

Dica de Substituto Para Pó de Xaxim

O xaxim faz parte do grupo das pteridófitas como as samambaias, cavalinhas e avencas. Há uma cidade em Santa Catarina que se chama Xaxim em homenagem a essa importante planta.

Compartilhamos abaixo vídeo de vida real Sandra para substituo de xaxim:

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para quem esta acostumada a cuidar de suas plantas com todo carinho! Deixe seu comentário!

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.