Saúde

Vegetal Pimentão – Benefícios

Pimentão muito usado na culinária tem um sabor todo especial em saladas e variados pratos. E ele tem uma importância a mais não apenas dar sabor, ele é pouco calórico e pode ajudar muito durate a dieta de emagrecimento. Ele é parente das pimentas, só que com níveis de picância bem pequenos, E por não conter grandes quantidades de capsaicina a substância que dá o sabor ardido a esses alimentos. Ele também possui características comuns com as pimentas, a berinjela, o tomate, jiló, até mesmo batatas, e muito mais. Original da América Central, seu uso é ainda mais comum na gastronomia do México. Os outros países não desmerecem o sabor especial que ele acrescenta à receita. Eles podem ser colhidos ainda verdes, ou em maior grau de maturidade, é esse fator que da a variação de cores.

Vegetal Pimentão – Benefícios

Benefícios do Vegetal Pimentão

Este vegetal pode ser encontrado nas cores verde, vermelha, e também amarelo. Pertencente ao gênero Capsicum, da família das Solanáceas, seu período de maior colheita é entre agosto e outubro. O pimentão é rico em Vitamina C e Vitamina A, flavonoides e taninos que funcionam como um anti-inflamatório, analgésico, antioxidante e melhoram o sistema imunológico.

Vegetal Pimentão – Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do vegetal pimentão:

Ação Anti-inflamatória: ele é capaz de aliviar a dor da inflamação da doença de Crohn, que é uma inflamação do intestino. Ele também auxilia nas dores cutâneas, onde cremes e bálsamos contendo pimentão são aplicados topicamente aliviando as dores. Estudos sugerem que o pimentão teria efeito também no alívio da dor associada à artrite.

Auxilia na prevenção e combate ao câncer: através do tanino presente no Pimentão que tem se mostrado eficaz na inibição do crescimento e destruição de células cancerosas. Esses efeitos antitumorais foram presenciados em casos de câncer pulmonar, hepático e câncer gástrico. Outra propriedade do pimentão que é benéfica para a prevenção de alguns tipos de câncer é seu poder antioxidante que combate os radicais livres que podem desencadear mutações e câncer.

Benéfico para o Sistema Cardiovascular: por ter substancias vasodilatadoras que melhoram a pressão arterial, diminuem a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos tecidos. Os flavonoides ainda diminuem o risco da doença coronariana.

Vegetal Pimentão – Benefícios

Ação antioxidante: A vitamina A, vitamina C e outros compostos bioativos do pimentão possuem ação antioxidante protegendo o corpo dos radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer e doenças crônicas e ainda combatendo o envelhecimento precoce.

Controla os níveis de glicose: o pimentão tem propriedades hipoglicemiantes, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue e estimulam a produção de insulina. Seu consumo é benéfico, especialmente para pessoas portadoras de diabetes, assim como na prevenção da Diabetes tipo II.

Melhora o Sistema Imunológico: o pimentão contém Vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico e assim deixar o organismo melhor preparado no combate às infecções e na reparação de tecidos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Além de ajudar na dieta de emagrecimento ele é muito bom para a saúde. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.