Saúde

Natação: Quais os seus benefícios – Informações

natação

Praticar exercícios faz muito bem para a saúde, ajudando não só a emagrecer e manter o organismo saudável, como também para o bem estar da pessoa. A natação é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos médicos e professores de educação física, pois pode ser praticada por qualquer idade sendo gestante, idoso, bebê e etc. Além disso, a natação também é recomendada por pacientes que fazem fisioterapia, por exemplo, pois possibilita uma melhora na musculatura, nos ossos e nos movimentos.

Informações

A natação, por causa da água, proporciona um menor impacto para a estrutura óssea do que outros esportes "secos". Por isso, é recomendado para pessoas de qualquer idade e tipo físico e suas restrições são poucas. Muitas vezes há programas específicos para cada tipo de pessoas, como por exemplo, uma gestante tem um treinamento diferente das demais pessoas.
É um esporte que possui competições de diferentes modalidades e campeonatos, mas não apenas isso, também é considerado como uma terapia, pois a prática da natação ajuda a aliviar as tensões do dia-a-dia, e a melhor forma para vencer o sedentarismo.

crianças-nataçao
Outro benefício desse esporte, é diminuir riscos e incidências de doenças, principalmente as cardiovasculares. O treinamento na água, as braçadas, respiração e etc, tornam o músculo do coração mais forte e eliminam a gordura em torno desse órgão. Assim, o coração adquire uma capacidade de bombear mais sangue para o corpo todo, ou seja, melhora o sistema circulatório por completo.
Mas não é só para o coração que a natação faz bem. O esporte também fortalece os músculos da parede torácica, permitindo uma melhor elasticidade dos pulmões, que aumentam a quantidade de oxigênio que eles são capazes de absorver. Isso faz com que haja melhorias também no sistema respiratório, o que é muito recomendado para portadores de bronquite e asma.
A prática da natação consiste em trabalhar os músculos do corpo todo, e isso ajuda não só no fortalecimento dos músculos, como também a reduzir o peso, sendo um dos melhores esportes para quem quer emagrecer.
natacao-terceira-idade
Outro benefício dessa modalidade é retardar o envelhecimento. Já foi comprovado que pessoas mais velhas, quando adeptas desse esporte, possuem um retardamento na aparição dos sintomas de envelhecimento, seja no organismo e até mesmo na pele. Além de retardar esses sinais, ajuda a aliviar as dores resultantes de artrose e outras doenças semelhantes, pois o exercício de todas as articulações ajuda no fortalecimento das mesmas.
Devido à oxigenação cerebral com a prática do esporte, ele ajuda a melhorar a coordenação motora, ativa a memória e ajuda a prevenir doenças como Mal de Alzheimer.
Enfim, são inúmeros os benefícios que a natação traz para os praticantes, e como a prática é na água, diminui muito o risco da pessoa obter qualquer lesão, como na prática de outros esportes. Na natação, esse risco é praticamente nulo.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.