Saúde

Como Agir em Situação de Emergência – Dicas

primeiros-socorros-dicasTodas as pessoas estão sujeitas à acidentes, tanto no trabalho, quanto na rua, no trânsito e até mesmo dentro de casa. São fraturas, lesões, ferimentos, queimaduras, intoxicações (ervas venenosas, gases, alimentos, drogas e produtos químicos), choques elétricos, entre muitos outras situações que podem atingir grande parte da população diariamente. Para isso, é sempre importante estar preparado para prestar primeiros socorros, pois paramédicos, bombeiros ou qualquer outro tipo de ajuda pode demorar para chegar ao local, e em algumas ocasiões, qualquer tempo é precioso e qualquer atitude para ajudar é de extrema importância. Por isso, separamos dicas de como agir em determinadas situações.

Dicas de Como Agir em Situação de Emergência

Os acidentes podem ser provocados por diversas situações, e caso o socorro não chegue imediatamente, é preciso que pessoas que estão no local prestem a primeira ajuda. O primeiro passo em caso de desmaio é chamar a vítima pelo nome, verificar se está respirando e conferir a pulsação.
Quando for caso de queimadura, é indicado que se lave o local atingido com água em abundância, usando um pano limpo e umedecido para cobrir. Se tiver bolhas, evite contato para não furar, o que pode piorar a situação.
Já nos ferimentos que são causados por corte, o primeiro passo é limpar com água corrente ou com soro fisiológico, fazendo compressão com gaze e pano limpo para estancar o sangramento. Aplique com curativo colocando iodo ou mercúrio cromo. Caso tenha resíduo de vidros, farpas ou metal no ferimento, não é recomendado que se tire, deixando isso para os profissionais.
fraturas-socorro-dicas
As fraturas podem ser fechadas ou expostas. Nos dois casos é indicado que se coloque o membro acidentado em posição natural e imobilizar, fazendo o mínimo de movimento possível. Use talas que podem ser feitas com qualquer tipo de material, apenas para dar a sustentação desse membro, amarrando com ataduras ou tiras de pano que não sejam muito apertadas. Panos e outros materiais devem ser utilizados para acolchoar essas talas, impedindo danos na pele.
Para casos de intoxicação, não provoque vômito se a vítima tiver ingerido gasolina, soda cáustica, líquido de isqueiro, ácido, querosene, amônia, produtos de limpeza e removedores. Não é indicado que se tome azeite, óleo ou álcool, apenas faça com que ela fique quieta até o socorre chegar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.