Saúde

Lapsos de Memória – Causas

Lapsos de memória podem causar grandes frustrações e também devem ser um sinal de alerta. Principalmente quando eles costumam acontecer frequentemente e pode causar o medo de algumas doenças como transtorno neurodegenerativo ou a  doença de Alzheimer.

Lapsos de Memória - Causas

Causas de Lapsos de Memória

Segundo o Departamento de Neurologia da Unicamp, o esquecimento normalmente não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrais. “Em pessoas com idade abaixo de 60 anos, é muito comum queixas de esquecimento, mas que não têm essa ligação. Existem muitas causas de esquecimento em eventos do dia a dia relacionados à ansiedade, que é algo muito prevalente nos dias de hoje”.

Lapsos de Memória - Causas

A Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) afirma que há muitas causas tratáveis relacionadas ao esquecimento. A instituição relacionou seis situações comuns. Algumas envolvem hábitos diários da pessoa. E o conselho é que  se os lapsos de memória estiverem incomodando, deve  conversar com o médico para descobrir a raiz do problema. Às vezes, algo como dormir mais, trocar um medicamento ou até mesmo participar de um programa de redução do estresse basta para sentir a diferença.

Compartilhamos algumas causas de Lapsos de Memória: 

Não dormir o suficiente pode ser uma das causas.A falta de boas noites de sono pode levar a mudanças de humor e ansiedade que, por sua vez, contribuem para o aparecimento de falhas de memória.

O uso de medicamentos tranquilizantes, antidepressivos e alguns medicamentos para a pressão arterial podem afetar a memória. Normalmente causando sedação ou confusão. Fale com o seu médico ao suspeitar que uma nova medicação está afetando a sua memória.

O hipotireoidismo que é um problema muito comum na tireoide, caracterizado pela baixa ou nenhuma produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), pode afetar a memória, além de gerar outros sintomas como cansaço, perda do apetite e sonolência.

O excesso de álcool pode também ser uma das causas da perda de memória. Ela é de curto prazo, mesmo após os efeitos do álcool terem passado.

O estresse e a ansiedade podem interferir na atenção e bloquear a formação de novas memórias ou a recuperação das antigas.

O lapso de memória também esta associado a depressão que causa dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Muitas vezes as causas podem ser tratadas facilmente por isso é importante conversar com seu médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.