Diversos

Idade Certa Para o Bebê Começar a Andar – Qual É, Dicas e Estímulos

bebe-andandoAo longo dos primeiros meses de vida, é importante que o bebê receba estímulos para desenvolver coordenação motora. Porém, o desenvolvimento de uma criança pode ser diferente do de outras, e algumas levam mais tempo para começar a rolar no berço, ficar sentada sozinha, engatinhar, entre outras coisas. Muitos pais se perguntam qual a idade certa para os bebês começarem a dar os primeiros passinhos, e como fazer para estimular a criança a andar. Confira algumas dicas que trouxemos para que os pais ajudem os filhos nessa fase de desenvolvimento.

Qual É a Idade Certa Para o Bebê Começar a Andar

Aos 11 meses a criança começa a ficar em pé sozinha e aprende a agachar. Elas podem andar segurando em alguma coisa, ou quando os pais seguram nas mãos, mas os primeiros passos sozinha, demoram mais algum tempo para acontecer.
Os primeiros passos sozinhos pode acontecer por volta de 1 ano e 1 mês. Porém, algumas crianças podem demorar mais para desenvolver isso, e não há nada de errado. Crianças que sofrem quedas quando estão aprendendo a dar os primeiros passos segurando, podem ficar traumatizadas e demorar mais para andar. Os bebês que nascem prematuramente também demoram para se desenvolverem e começarem a andar sozinhos.

Dicas e Estímulos

O primeiro passo é os pais evitarem ficar muito ansiosos e comparar a criança com outras. Como falado, o desenvolvimento de cada uma acontece em um tempo diferente. Quando os pais comparam, eles tendem a forçar a criança a começar a caminhar, não respeitando o tempo dela.
Deixe o bebê livre para explorar o espaço, seja engatinhando ou andando com as mãos apoiadas em objetos ou segurando a sua. É importante que ele comece a traçar suas próprias rotas e conhecer texturas diferentes com pés e mãos.
idade-primeiros-passos
O incentivo é bem vindo para o início desse desenvolvimento. Por exemplo, quando a criança está de pé e se apoiando em algo, você pode se colocar de frente dela, a uma pequena distância, e chamá-la para andar até você. Use brinquedos para atrair a criança.
Segure as mãos do bebê e leve para andar. No início você segura as duas, até o momento em que estiver segurando apenas uma mão e quando a criança estiver segura, solte a outra. Cuidado apenas para não assustar e impedir quedas muito bruscas, que podem  deixar a criança com medo de tentar andar novamente. Se isso acontecer, é necessário esperar o tempo certo para que ela volte a se sentir segura novamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.