Saúde

Herpes e Aftas – O Que São, Sintomas, Como Tratar e Prevenção

boca-problemasA saúde bucal é tão importante quanto a saúde do organismo, já que é na boca que geralmente se concentra o maior número de bactérias do corpo. Sinais de que a saúde bucal não anda bem, são aftas e herpes.  Esses problemas que começam na boca também podem ser um sinal de que o corpo precisa de cuidado, e por isso é importante estar sempre atento. Saiba o que são herpes e aftas, quais os cuidados e tratamento desses problemas.

O Que São Herpes e Aftas

Herpes Labial: É causada pelo vírus da herpes e aparece quando há enfraquecimento do sistema imunológico, estresse ou muita exposição ao sol. Não há cura para a doença, pois o vírus fica alojado no organismo da pessoa, reaparecendo quando há um dos fatores citados.herpes-labial

Aftas: Cientificamente conhecida como estomatite aftosa, é uma lesão que pode surgir na língua, lábios ou garganta, causando dor e pode estar ligada com alimentação, estresse ou sistema imunológico enfraquecido.

Sintomas

Os sintomas da herpes aparecem de 6 à 48 horas antes de surgir a ferida na boca. São dores na boca, bolhas sensíveis próximas ao lábio, vermelhidão no local, coceira e formigamento. Após a ferida aparecer, esses sintomas ainda podem durar cerca de 21 dias, sendo reduzido para 7 com o uso de medicamentos específicos.
Os sintomas da afta são lesões esbranquiçada e arredondada, geralmente circulada por uma borda avermelhada, provocando dor e incômodo. Caso seja causada por baixa taxa de imunidade, outros sintomas como febre, mal-estar generalizado, e aumento das glândulas do pescoço podem aparecer.

aftaComo Tratar

O tratamento de ambos os problemas são feitos com medicamentos específicos, como pomadas. Além disso, é recomendado que na presença de dor, o paciente pode utilizar gelo para amenizar a situação. Nos dois casos também é recomendado que os pacientes não compartilhem copos, talheres ou outras coisas que tenham entrado em contato com a boca.

Prevenção

Não há exatamente uma forma de se prevenir, já que pode ser sinal de outros problemas como estresse e imunidade baixa. No segundo caso, procure ingerir vitamina C, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.