Saúde

Halux Valgo a Joanete – Causas e Sintomas

Halux Valgo a Joanete como é chamada popularmente consiste em uma saliência óssea que se forma na articulação na base do dedão do pé. Costuma ser muito incômodo para quem tem este problema, principalmente para usar sapato fechado. A pele sobre o joanete pode ser vermelha e ficar dolorida e sensível.

Halux Valgo a Joanete – Causas e Sintomas

Causas do Halux Valgo a Joanete

O joanete pode acontecer por causa de uma pressão exercida nos dedos, pelo uso de sapatos menores e com as pontas muito estreitas. O uso de saltos todos os dias também ajuda  para que o pé acabe ficando deformado. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade. Além destes motivos pode existir outros fatores que causem o problema entre eles a  Artrite, hereditariedade e problemas congênitos no pé. O joanete é mais comum em mulheres mais velhas, pelo uso excessivo do salto alto.

Halux Valgo a Joanete – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns fatores de risco para a Joanete:

-Uso de saltos altos;

-Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas;

-Artrite;

-Problemas congênitos do pé, como má formação;

-Hereditariedade (pessoas de uma mesma família costumam apresentar joanetes).

Joanete é muito comum entre mulheres mais velhas, justamente por elas usarem mais o salto alto.

Sintomas da Halux Valgo a Joanete

Em alguns casos quando joanete ainda não estiver muito evoluído os tratamentos caseiros podem resolver o problema. A cirurgia também pode ser uma opção para reduzir os sintomas de dor do joanete em alguns casos. Entretanto não em todos os casos. Mudar o estilo dos sapatos pode uma das opções, para diminuir a dor e o inchaço. A cura do joanete só se consegue através de cirurgia para corrigir a deformidade.

Halux Valgo a Joanete – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns sintomas do joanete:

-Dor persistente;

-Dores nas juntas;

-Inchaço e vermelhidão na pele do dedão;

-Um calo ossudo na região do pé;

-Dificuldade para movimentar o dedão do pé;

-Dificuldade de encontrar um sapato confortável.

Quando o caso não for tão grave o tratamento pode ser feito em casa, mas é importante a consulta ao médico para que ele possa avaliar a melhor opção. O uso de palmilhas pode ajudar a diminuir a pressão que o corpo acaba exercendo sobre o pé e assim diminuindo os sintomas do joanete. O médico pode recomendar usar uma tala para imobilizar o pé, para tentar colocá-lo na posição correta.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Os pés também precisam de cuidados especiais! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.