Saúde

Artrite Tipos – Causas, Sintomas e Como Tratar

Artrite significa inflamação das juntas, ela não tem idade para acontecer pode atingir desde crianças até os mais idosos e não tem cura. Ela ataca as articulações do corpo provocando dores na hora de se mover além de inchaços. Sabe-se que as mulheres e os idosos são mais suscetíveis a ter o problema pelo desgaste dos ossos e os portadores de doenças celíacas porque tem dificuldades em absorver os nutrientes dos alimentos.

artrite-causas-sintomas-e-como-tratar

Causas da Artrite

Uma das causas mais comum da artrite é o desgaste da articulação que pode ocorrer de forma natural, entretanto o excesso de peso, muito uso, idade, traumatismo direto ou indireto, o fator genético e os fungos, bactérias e vírus podem através da corrente sanguínea na articulação propiciar o inicio do processo inflamatório.

artrite-causas-sintomas

Se não houver um tratamento imediato contra o problema pode acontecer o estrago da articulação totalmente e assim levar a perda da função. Pode haver lesão na cartilagem que é o protetor das articulações evitando o choque dos ossos permitindo que se mova suavemente absorvendo o impacto. Se o tratamento demorar a ser iniciado pode fazer com que a artrite se torne crônica.

Sintomas da Artrite

A artrite pode ser classificada como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa.

Abaixo compartilhamos tipos de artrite:

Artrite degenerativa: ela decompõe a cartilagem da articulação e causa a hipertrofia dos ossos com um aumento exagerado.

Artrite Gotosa: Acontece mais em homens e é causada por microcristais minerais de urato. As articulações mais atingidas nesse tipo são joelhos, cotovelos, tornozelos e o dorso dos pés.

Artrite Piogênica: Deve ser tratada urgentemente pelo médico poque as bactérias que causam esse tipo de artrite são o Staphylococcus aureus e a Nisseria gonorrhoeae. As causas que favorecem a contração são: doenças malignas, uso de drogas, cirurgias ortopédicas, diabetes, entre outras.

Artrite Psoríaca: esta ligada a doença de pele chamada psoríase. Nessa doença, as articulações ficam muito prejudicadas.

Artrite Reumatóide: este tipo atinge diretamente o sistema imunológico do corpo, atacando as articulações periféricas cartilaginosas ou até o envoltório das articulações deixando as partes atingidas inchadas, vermelhas e doloridas.

Os sintomas principais da artrite costumam levar em conta um padrão, mesmo havendo muitos tipos diferentes da artrite.

artrite-causas

Abaixo compartilhamos alguns sintomas da artrite:

– inchaço em articulações;

– dor;

– vermelhidão da pele em torno da articulação;

– diminuição na capacidade de movimentar;

– aquecimento em torno da articulação;

– rigidez, em especial pela manhã.

Como Tratar a Artrite

Artrite não tem cura porque o desgaste da articulação não pode ser recuperado, mas pode-se diminuir as dores com tratamentos específicos. Medicamentos, analgésicos, anti-inflamatórios, e mudanças na rotina estão entre os tratamentos da doença. As mudanças de rotina devem ser principalmente à alimentação balanceada, sem muitos alimentos industriais, e a diminuição dos esforços físicos.

artrite

Pode-se fazer uso da hidroginástica, a fisioterapia, a natação e pilates como exercícios mais recomendados para diminuir as dores. Alguns tratamentos naturais como chás de erva-doce, os sucos de berinjela com limão e o suco de abacaxi. São alguns medicamentos anti-inflamatórios, e servem para tratar a doença. Em casos extremos, em que a articulação esteja muito desgastada pode-se optar pela cirurgia para a implantação de próteses.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Trate o mais rápido possível se constatar o problema de artrite! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.