Saúde

Diferença Entre Resfriado e Gripe – Sintomas e Causas

resfriado-diferencaAs baixas temperaturas do outono e principalmente do inverno, trazem surtos de gripes e resfriados para a população, já que o clima é propício para o desenvolvimento dos vírus transmissores. Muitas pessoas costumam confundir os dois problemas, já que os sintomas iniciais são bem parecidos, com dores no corpo e nariz entupido. Além disso, a sabedoria popular crê que a gripe é uma espécie de resfriado avançado, porém esta ideia está errada, já que são duas infecções completamente diferentes. Confira quais são as diferenças entre gripe e resfriado e quais os causas específicas de cada um dos problemas.

Sintomas e Cuidados nas Diferenças Entre Resfriado e Gripe

Como falado anteriormente, os dois problemas tem os mesmos sintomas iniciais, com dores no corpo e nariz entupido. Porém, na gripe esses sintomas logo são agravados, com dores mais intensas pelo corpo, além de poder desencadear alguns problemas mais sérios, como a pneumonia. Os sintomas de cada um são:

Resfriados: Raramente causa febre, podendo aparecer baixa e em crianças; leves dores pelo corpo; coriza nasal; espirros; dor de garganta; tosse seca e moderada. A duração da doença vai de 2 a 7 dias na maioria dos casos e as complicações comuns são sinusite e otite.

Gripes: Febre é muito comum e em crianças pode passar dos 40°C; dor de cabeça; dores intensas e incômodas pelo corpo; tosse com expectoração;  dor de garganta; espirros; coriza nasal. Pode durar de 2 a 5 dias, mas a tosse e cansaço permanecem por semanas. Pode se desenvolver otite média ou pneumonia.sintomas-gripe-resfriado

Embora as duas doenças sejam causadas por vírus, ambas são diferentes. A gripe é causada pelo vírus da família influenza, enquanto a gripe pode ser causada por diversos vírus, como o rinovírus (mais comim), adenovírus, vírus sincicial respiratório, coronavírus, parainfluenza, entre outros.
Os cuidados também são diferentes. No caso do resfriado, é importante manter o ambiente arejado e com luz solar, alimentação balanceada, ingerir muito líquido, repousar, usar álcool gel e papel descartável. Para a gripe, é importante lavar as mãos sempre com água e sabão após tossir, espirrar ou usar o banheiro, evitar aglomerações e ambientes fechados, usar medicamentos recomendados pelos médicos, repouso.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.