Saúde

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais é uma comida da Indonésia que é preparada com soja e muito importante nas dietas orientais. Muito rico em proteínas é perfeita para quem é adepto da dieta vegana e vegetariana. O principal ingrediente do Tempeh é o broto de feijão ou soja que deve ser amolecido na água, cozidos e fermentados. Os orientais usam a soja como feijão pois ela foi uma das primeiras plantas cultivadas na China.

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita

Propriedades do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais

A fermentação do tempeh acontece por causa dos esporos do fungo Rhizopus oligosporus, que são misturados aos brotos de soja que fica em fermentação por 24 a 36 horas a uma temperatura de 30ºC. Com a fermentação, os brotos de soja desenvolvem uma massa, como a do pão branco, de textura compacta, mas ele pode ser feito de outros ingredientes como cereais, leguminosas diversas e legumes.

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita

Com alto valor nutritivo o tempeh além da proteína vegetal fermentada oferece à refeição um alto conteúdo de fibras, atuando como limpador do sistema digestivo e prevenindo diversas doenças crônicas. Através da fermentação o tempeh recebe a adição de diversas enzimas e torna seus carboidratos muito mais digestivos do que a soja sem fermentar, retirando os oligossacarídeos que aumentam a produção de gases e má digestão. Por todas estas propriedades ele é um alimento indicado para os diabéticos que costumam ter dificuldades em digerir proteínas de origem animal, permitindo também um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

O fungo Rhizopus produz uma enzima capaz de quebrar os fitatos da soja e reduzir o conteúdo de ácido fítico, aumentando a capacidade do organismo em absorver minerais importantes como o zinco, magnésio, ferro e cálcio.

Benefícios do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais

O tempeh tem baixo teor de sódio o que o torna adequado para quem precisa de uma dieta com pouco sal. A carne de soja também contém agentes antibióticos naturais razão pela qual os indonésios a consomem regularmente para aumentar suas defesas contra as doenças intestinais.

No tempeh também há inúmeros fitoquímicos úteis para a saúde como as aponinas e isoflavonas. O destaque fica para as isoflavonas no fortalecimento dos ossos, alívio dos sintomas de menopausa, na redução do risco de doença coronariana e em alguns tipos de câncer, desde que este alimento esteja inserido em uma dieta equilibrada e rica em frutas e legumes.

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita

O tempeh quando produzido pelo método tradicional é rico em bactérias capazes de produzir níveis significativos de vitaminas do complexo B, como a B12, que são totalmente ausentes dos alimentos vegetais. O tempeh é um alimento rico em fitoestrógenos e atua ajudando na cura em casos de cistos de ovário.

Tempeh é uma excelente fonte de manganês, cobre, fósforo, vitamina B2, magnésio, cálcio, proteína e fibra, todos disponibilizados numa forma muito mais facilmente absorvidos pelo corpo. Seu baixo índice glicêmico e fibras, é um aliado especial para manter o equilíbrio da produção de colesterol, diminuindo os riscos de doenças crônicas e cardiovasculares. Também favorece a ação antioxidante melhorando todas as funções do sistema imunológico e aumentando a prevenção aos processos inflamatórios

Receita do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais

O tempeh tem uma enorme versatilidade na cozinha já que ele se integra muito bem com sabores diferentes e o seu sabor não é predominante, constituindo-se no coadjuvante ideal para pratos com molhos ou ingredientes fortes. Ele pode ser acrescentado em sopas fortes, saladas picantes, legumes variados, molhos de curry e pimentas, que ele fará um bom acréscimo em sabor, proteínas e saúde.

Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita

Abaixo compartilhamos receita com Tempeh:

Tempeh marinado com limão:

Ingredientes necessários:

– 50 ml de sumo de limão;

– Uma pitada de tomilho fresco picado;

– pimenta;

– 300g tempeh, corte em fatias finas;

– 1 cebola grande, cortada em fatias;

–  óleo ou azeite de oliva.

Modo de fazer:

Prepare a marinada combinando o suco de limão com tomilho e pimenta, despeje sobre as fatias de tempeh e cebola.

Reserve na geladeira por 4 horas, pelo menos.

Pré-aqueça o forno a 200 graus, remova o tempeh da marinada e coloque em uma assadeira untada, junto com as cebolas, em seguida, leve ao forno e cozinhe até que estes adquiram uma cor dourada e textura crocante.

Neste ponto, você pode fazer um sanduíche com pão, salada, tomate e, claro, tempeh.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Um alimento extremamente saudável e natural! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.