Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais – Propriedades, Benefícios e Receita
Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais é uma comida da Indonésia que é preparada com soja e muito importante nas dietas orientais. Muito rico em proteínas é perfeita para quem é adepto da dieta vegana e vegetariana. O principal ingrediente do Tempeh é o broto de feijão ou soja que deve ser amolecido na água, cozidos e fermentados. Os orientais usam a soja como feijão pois ela foi uma das primeiras plantas cultivadas na China.
Propriedades do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais
A fermentação do tempeh acontece por causa dos esporos do fungo Rhizopus oligosporus, que são misturados aos brotos de soja que fica em fermentação por 24 a 36 horas a uma temperatura de 30ºC. Com a fermentação, os brotos de soja desenvolvem uma massa, como a do pão branco, de textura compacta, mas ele pode ser feito de outros ingredientes como cereais, leguminosas diversas e legumes.
Com alto valor nutritivo o tempeh além da proteína vegetal fermentada oferece à refeição um alto conteúdo de fibras, atuando como limpador do sistema digestivo e prevenindo diversas doenças crônicas. Através da fermentação o tempeh recebe a adição de diversas enzimas e torna seus carboidratos muito mais digestivos do que a soja sem fermentar, retirando os oligossacarídeos que aumentam a produção de gases e má digestão. Por todas estas propriedades ele é um alimento indicado para os diabéticos que costumam ter dificuldades em digerir proteínas de origem animal, permitindo também um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.
O fungo Rhizopus produz uma enzima capaz de quebrar os fitatos da soja e reduzir o conteúdo de ácido fítico, aumentando a capacidade do organismo em absorver minerais importantes como o zinco, magnésio, ferro e cálcio.
Benefícios do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais
O tempeh tem baixo teor de sódio o que o torna adequado para quem precisa de uma dieta com pouco sal. A carne de soja também contém agentes antibióticos naturais razão pela qual os indonésios a consomem regularmente para aumentar suas defesas contra as doenças intestinais.
No tempeh também há inúmeros fitoquímicos úteis para a saúde como as aponinas e isoflavonas. O destaque fica para as isoflavonas no fortalecimento dos ossos, alívio dos sintomas de menopausa, na redução do risco de doença coronariana e em alguns tipos de câncer, desde que este alimento esteja inserido em uma dieta equilibrada e rica em frutas e legumes.
O tempeh quando produzido pelo método tradicional é rico em bactérias capazes de produzir níveis significativos de vitaminas do complexo B, como a B12, que são totalmente ausentes dos alimentos vegetais. O tempeh é um alimento rico em fitoestrógenos e atua ajudando na cura em casos de cistos de ovário.
Tempeh é uma excelente fonte de manganês, cobre, fósforo, vitamina B2, magnésio, cálcio, proteína e fibra, todos disponibilizados numa forma muito mais facilmente absorvidos pelo corpo. Seu baixo índice glicêmico e fibras, é um aliado especial para manter o equilíbrio da produção de colesterol, diminuindo os riscos de doenças crônicas e cardiovasculares. Também favorece a ação antioxidante melhorando todas as funções do sistema imunológico e aumentando a prevenção aos processos inflamatórios
Receita do Tempeh Fonte de Proteínas Vegetais
O tempeh tem uma enorme versatilidade na cozinha já que ele se integra muito bem com sabores diferentes e o seu sabor não é predominante, constituindo-se no coadjuvante ideal para pratos com molhos ou ingredientes fortes. Ele pode ser acrescentado em sopas fortes, saladas picantes, legumes variados, molhos de curry e pimentas, que ele fará um bom acréscimo em sabor, proteínas e saúde.
Abaixo compartilhamos receita com Tempeh:
Tempeh marinado com limão:
Ingredientes necessários:
– 50 ml de sumo de limão;
– Uma pitada de tomilho fresco picado;
– pimenta;
– 300g tempeh, corte em fatias finas;
– 1 cebola grande, cortada em fatias;
– óleo ou azeite de oliva.
Modo de fazer:
Prepare a marinada combinando o suco de limão com tomilho e pimenta, despeje sobre as fatias de tempeh e cebola.
Reserve na geladeira por 4 horas, pelo menos.
Pré-aqueça o forno a 200 graus, remova o tempeh da marinada e coloque em uma assadeira untada, junto com as cebolas, em seguida, leve ao forno e cozinhe até que estes adquiram uma cor dourada e textura crocante.
Neste ponto, você pode fazer um sanduíche com pão, salada, tomate e, claro, tempeh.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Um alimento extremamente saudável e natural! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!