Saúde

Psoas Músculo da Alma – Problemas e Tratamento

Psoas Músculo da Alma  este é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo e que muitos ainda não conhecem. Seu nome vem do grego significa músculo do lombo e nas terapias alternativas é chamado de músculo da alma justamente por ser o responsável pelo contato de energia do corpo com o solo.

Problemas do Psoas Músculo da Alma

Iliopsoas ou apenas psoas um único músculo que liga a coluna vertebral às pernas e que, caso não cuidadas, podem trazer problemas enormes para à saúde. Sua função é estabilizar o corpo para que se possa ficar em pé. Estudos recentes consideram o psoas, um órgão de percepção composto de tecido bio inteligente que incorpora, literalmente, nosso maior desejo de bem-estar. O psoas é um músculo estabilizador do corpo que afeta o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen. Desta maneira quanto mais flexível e forte é o psoas, maior será o fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.

O psoas também é proporcionalmente um órgão que esta destinado às sobrecargas e a tensão, o estresse e a ansiedade são seus principais carrascos. As descargas de adrenalina que esses sentimentos costumam provocar acabam causando confusão ao músculo, que passa a trabalhar de maneira errada ele fica tencionado como se estivesse nos preparando para correr isto é feito como forma de proteção. Com isso, ele começa a encurtar e endurecer causando os problemas de postura e nas funções do abdômen, que resultam em dores nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas e inclusive problemas digestivos.

Tratamento do Psoas Músculo da Alma

Existem muitas atividades físicas que demandam a ação exagerada dos músculos flexores do quadril, como por exemplo, a corrida na praia ou em subida, nas modalidades de velocidade e salto. Estes tipos de exercícios podem provocar a sobrecarga sobre o músculo, o tendão ou sua bursa. Ao executar as passadas de corrida são geradas ações simultâneas de contração e relaxamento de muitos músculos do corpo e um dos músculos que é capaz de flexionar o quadril é justamente o iliopsoas sendo o maior gerador de força e com papel fundamental durante os movimentos posturais e esportivos.

O tratamento clínico consiste no controle da dor se dá através de medicamentos apenas com prescrição médica e tratamento fisioterápico com ênfase aos movimentos de alongamento dos músculos flexores e rotadores do quadril, além de métodos de analgesia. O tratamento cirúrgico raramente é indicado nos casos em que o tratamento clínico não foi eficaz. O melhor é evitar problemas no psoas fortalecendo o órgão com algumas atividades leves e de amplo alongamento do músculo.

Abaixo compartilhamos alguns tipos de atividades para o psoas:

Os exercícios do pilates auxiliam diretamente na postura e no equilíbrio corporal e os métodos das atividades são muito terapêuticos, como a terapia manual que proporciona a liberação do iliopsoas e ganho de amplitude e flexibilidade.

A prática do yoga  de maneira saudável utilizando uma série de exercícios que harmonizam o corpo e a mente levando assim ao autoconhecimento e aumentando a capacidade de concentração, meditação e relaxamento, auxiliando no controle da tensão e do estresse emocional.

O Tai chi chuan que é uma técnica chinesa auxilia no autoconhecimento corporal e sua  prática é baseada na experiência sobre o movimento, saúde, circulação de energia e meditação, gerando mais equilíbrio e vitalidade.

A musculação tem exercícios para os membros inferiores, contra uma resistência e ajudam no fortalecimento do músculo. A musculação deve se de exercícios que propiciem o desenvolvimento das capacidades bimotoras, resistência cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade/mobilidade, equilíbrio/estabilidade, coordenação motora inclusive a consciência corporal e relaxamento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Fique atento a este músculo que precisa de exercícios constantes! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.