Saúde

Pielonefrite – Causas e Sintomas

Pielonefrite é a infecção bacteriana de um ou ambos os rins, a  infecção urinária é repartida em dois tipos: a baixa frequentemente chamada de cistite e que ataca a bexiga; e a alta, chamada também de complicada ou pielonefrite aguda, que envolve os rins e é normalmente causada por bactérias que migram até eles, chegadas da bexiga.

pielonefrite-causas-e-sintomas

Causas da Pielonefrite

A infecção dos rins pode ocorrer de duas formas e a principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins é por isso que acontecem as cistites. Mais raramente pode ocorrer a colonização assintomática da bexiga por bactérias também pode ser a fonte de uma infecção renal. Nestes casos, o doente tem bactérias em sua bexiga, mas não tem qualquer tipo de sintomas porque os germes estão apenas colonizando-o, sem atacá-lo. Desta maneira é comum alguns pacientes não ter sintomas de cistite antes do aparecimento da pielonefrite.

pielonefrite-causas

A segunda maneira de acontecer a infecção dos rins é através do sangue quando uma bactéria que está provocando infecção em algum lugar do corpo alcança a corrente sanguínea e se instala no rim. Esta via é bem menos frequente do que a via ascendente. Além da cistite, que é o principal fator de risco, existem outras situações que podem aumentar o risco de infecção dos rins. Entre eles usar os cateteres vesicais (algália), cirurgias urológicas, cálculo renal, anormalidades anatômicas do trato urinário e doenças da próstata que causam obstrução do fluxo da urina. Doentes com sistema imunológico baixo entre eles os diabéticos, insuficientes renais, cirróticos, portadores do vírus HIV ou pacientes usando alguns tipos de  medicamentos imunossupressores tendem a correr maior risco de apresentarem uma cistite que possa desenvolver a  pielonefrite.

Sintomas da Pielonefrite

A pielonefrite causa dor lombar constante, urina turva, febre e calafrios. Se perceber estes sintomas é muito importante que procure uma emergência médica rapidamente. Esta doença pode evoluir para uma infecção generalizada e pode causar a morte sendo assim o seu diagnóstico deve ser feito o quanto antes.

pielonefrite-causas-e-sintoma

Em adultos, a infecção é mais comum em mulheres de 18 a 50 anos e nos homens a pielonefrite costuma ser mais frequente depois dos 60 anos, quando acontece um aumento da próstata. Os exames são realizados através de exames de sangue e urina e o tratamento é feito com antibióticos durante dez dias ou mais. Ao sentir uma dor nas costas é comum se tomar algum tipo de  analgésico e ao fazer isto se pode mascarar os sintomas da pielonefrite e dificultar assim o seu diagnóstico. É importante saber diferenciar a dor nas costas comum da infecção, por exemplo, a dor muscular melhora em descanso ou usando calor no local ao se fazer um banho ou bolsa de água quente. A dor renal aparece em apenas um lado das costas e é constante, não existe posição que alivie a dor.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A pielonefrite as vezes progride de maneira silenciosa é necessário procurar um médico logo aos primeiros sintomas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.