Saúde

Osteoporose – O Que É e Como Prevenir

osteoporose-ossosEssa doença tem atingido 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens que já passou dos 50 anos. É uma doença silente, que vai enfraquecendo os ossos aos poucos, ataca 3 vezes mais mulheres do que homens,  pelo fato de, depois da menopausa a quantidade de estrógeno, que é um hormônio feminino, diminuem muito, isso faz com que se inicie um processo em que os ossos vão perdendo cálcio. No Brasil o número de pessoas que tem osteoporose são aproximadamente 10 milhões. Vejamos mais a fundo, o que é essa doença e como preveni-la.

O Que É Osteoporose

É uma doença que meche com o metabolismo, que ataca todos os ossos deixando os frágeis. É bem silenciosa, podendo até passar sem que a perceba, até que haja algum sintoma ou consequência mais grave. A osteoporose faz com que os ossos percam uma quantidade significativa de cálcio, fazendo que eles fiquem finos, ocos, e sensíveis, isso faz com que as fraturas aconteçam com tanta frequência e maior gravidade. As partes mais atingidas são, bacia, coluna, braço e punho que dentre eles é o que mais sofre fraturas por ser um ponto de apoio em quedas e não ter estrutura para suportar o peso. E a bacia, são as fraturas mais complicadas para a cicatrização, podendo levar até a invalidez. Outra parte muito atingida é o fêmur, atinge tanto homens quanto mulheres depois dos 65 anos, e tem uma recuperação muito lenta.

Como Prevenir

prevecao-osteoporoseSe preocupar em prevenir a osteoporose não é só mais pessoas de mais idade, ou para quem já chegou na menopausa, só para homens ou só para mulheres. As mulheres têm ossos mais finos e leves, e ainda tem a perda de cálcio na menopausa, mas isso não faz que a osteoporose seja uma doença unicamente feminina. Assim como não deve se prevenir somente quando for chegada a idade.

Existem 3 passos para se prevenir desde já. Estes são:

Consumir cálcio é o primeiro passo, pois ele age diretamente na fortificação dos ossos, não é só tomar um copo de leite ao dia, a quantidade mínima é de 1000 ml ao dia, isso equivale a 4 copos . Além de ter uma alimentação balanceada, com lactose, proteínas e vitamina D.

Vitamina D, também é um grande agente na prevenção da osteoporose, pois, através dele o sangue absorve cálcio e fósforo dos alimentos, isso faz com que o esqueleto se fortifique.

As práticas de atividades físicas regular atuam no equilíbrio, na resistência e na força dos músculos. Por esse fato, se torna uma grande aliada contra a osteoporose.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.