Saúde

Esteatose – O Que É , Sintomas e Tratamento

Esteatose gordura no fígado que se acumulam no interior de suas células. Com sua cor marrom avermelhada o fígado tem mais de quinhentas funções importantíssimas para o organismo. Há alguns anos achavamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, estudos descobriram que não é bem assim, a alimentação tambem é parte responsavel para o desenvolvimento da doença.

 

esteatose

Esteatose Gordura no Fígado o Que é

Quando acontece o acumulo de gordura dentro dos hepatócitos de forma constante e por tempo prolongado pode causar uma inflamação que pode se transformar em um quadro grave de hepatite gordurosa, cirrose hepática e evoluir até a um câncer. Quando isto acontece o fígado aumenta de tamanho e  também ganha uma cor amarelada. Esteatose também é conhecida como doença hepática gordurosa, fígado gorduroso  e esta se tornando cada dia mais comum. Ela pode começar na infância e costuma atingir mais as mulheres. As esteatoses hepáticas podem ter sua classificação em alcoólicas que são provocadas pelo excesso de álcool e não alcoólicas.

esteatose-doenças

O sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda rápida de peso, gravidez, sedentarismo e cirurgias podem ser fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica. Alguns estudos já indicam que pressão alta, resistência a insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides pode estar ligadas diretamente ao excesso de células gordurosas no fígado.

Sintomas da Esteatose Gordura no Fígado

Quando a esteatose é leve não existem sintomas. Eles só surgem ao aparecer as complicações da doença. Primeiramente as queixas são de cansaço, dor, perda de apetite e aumento do fígado. Quando o problema está muito avançado aparece então a inflamação e fibrose hepática e  seus sintomas são ascite acumulo anormal de liquido dentro da cavidade abdominal, encefalopatia e confusão mental, hemorragias, queda no numero de plaquetas, icterícia. O diagnostico em fases iniciais é feito por exames laboratoriais ou de imagem. Alguns casos dependem de biopsia para haver a confirmação da doença. Porém o exame mais importante é a elastografia transitória que é um método não invasivo, indolor e mede a elasticidade do tecido hepático e a quantidade de gordura acumulada.

esteatose-sintomas

Tratamento da Esteatose Gordura no Fígado

Não existe um tratamento em particular para o fígado com excesso de gordura. O tratamento se faz de acordo com a causa da doença. Ela tem cura e se baseia em ter-se um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Muito raro os casos em que se deve tomar alguma medicação.

Abaixo algumas recomendações para prevenir a Esteatose ou ajudar no tratamento:

– Fique sempre atento às medidas da circunferência abdominal, que não devem ultrapassar 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens;

– Mantenha seu peso dentro dos padrões ideais para sua altura e idade, mas cuidado fazer dietas  restritivas que provocam emagrecimento rapidamente podem piorar o quadro;

– Evite bebidas alcoólicas;

– Diminua consumo dos carboidratos refinados e das gorduras saturadas. Substitua esses alimentos por integrais e por azeite de oliva, peixes, frutas e verduras.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Gordura no fígado previna-se tenha um estilo de vida equilibrado!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • gordura no figado sintomas fotos

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.