Saúde

Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular – Sintomas e Tratamento

Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular conhecida como DATM é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula. Este problema faz com que não funcione adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para a frente, para trás e para os lados.

Sintomas da Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular

Normalmente a DATM dá uma sensação de que a mandíbula está a saltar para fora ou a estalar, ou que fica presa por um instante. A causa dessa disfunção é muitas vezes não se consegue saber. Este problema costuma ter muitos sinais e sintomas, mas é difícil ter-se a certeza de que se trata de DATM. Para conseguir um diagnostico confiável é necessária a avaliação de seu dentista.

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas mais comuns da DATM:

-Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

-Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

-Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

-Mandíbulas que “ficam presas”, bloqueiam ou saem do lugar;

-Flacidez dos músculos da mandíbula;

-Uma brusca mudança no modo como os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Tratamento Para Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular

Embora não exista uma cura para a DATM alguns tratamentos ajudam a diminuir consideravelmente os sintomas. O seu dentista poderá recomendar um ou vários dos tratamentos conhecidos.

Compartilhamos abaixo tratamentos para DATM:

-Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido;

-Reduzir os efeitos prejudiciais resultantes de cerrar ou ranger os dentes por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordedura ou “splint”. Este aparelho, feito à medida para a sua boca, encaixa-se nos dentes superiores e, ao deslizar sobre os dentes inferiores, impede-os de ranger contra os dentes superiores;

-Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. O seu dentista pode sugerir que procure formação e aconselhamento para ajudar a evitar o stress;

-Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtem efeito, pode ser aconselhável uma cirurgia na articulação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Um problema muito sério e que costuma causar muitos distúrbios! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.