Saúde

Como Tratar Furúnculos – Procedimentos Caseiros

furunculo- 2O furúnculo é uma infecção que aparece na pele, geralmente causada por uma bactéria de nome Staphylococcus aureus. Essa bactéria atinge, na maioria das vezes, um folículo sebáceo da pele. Se caracteriza pela formação de um nódulo vermelho e quente, com uma área central amarelada, que significa presença de pus na inflamação. O tamanho do furúnculo depende muito da profundidade da infecção, ou seja, dos tecidos que foram infectados pela bactéria.
No geral, as lesões surgem em regiões mais expostas à umidade, atrito e substâncias gordurosas. As áreas onde mais surgem furúnculos são face, axila, coxas e nádegas. O furúnculo não precisa necessariamente de um tratamento especial ou intervenção cirúrgica, pois na maioria dos casos ele se rompe sozinho, eliminando o pus e cicatrizando normalmente em seguida. Somente em alguns casos, quando a lesão apresenta complicações ou um quadro mais grave, como manifestação de vários furúnculos de uma só vez, é que há necessidade de procurar orientação médica. Conheça alguns métodos caseiros para tratar essa infecção.

Procedimentos Caseiros de Como Tratar Furúnculos

Para tratar um furúnculo, é necessário saber que não se deve espremer. O nódulo irá se romper naturalmente, sem necessidade também de drenagem ou qualquer outra intervenção. Evite roupas muito justas ou de tecidos sintéticos, que dificultem a evaporação do suor, pois o atrito e a umidade favorecem as lesões. Não coce o local da inflamação, pois pode machucar ainda mais, ou até mesmo correr o risco de espalhar a inflamação em outras partes do corpo.
Sumo de limão é um bom remédio para o furúnculo e o recomendado é passar sobre a lesão pelo menos duas vezes por dia. Porém, muito cuidado na hora de utilizar esse remédio caseiro, pois o sumo do limão pode causar manchas na pele em contato com o sol. Se for utilizar na área lesionada, evite sair no sol e lave bem o local antes de sair de casa.
Compressas frescas também são soluções práticas no tratamento desse problema, pois além de amenizar a dor, elas ajudam a diminuir o inchaço da pele e a infecção. Lavar com água esterilizada também ajuda, mesmo depois de rompido, pois ajuda a limpar a inflamação. Algumas pessoas também recomendam a aplicação de casca de cebola na lesão.
A abóbora possui substâncias que ajudam o furúnculo a se romper e se curar. Cozinhe a abóbora sem casca, somente a polpa, e quando estiver em temperatura morna, coloque essa polpa sobre uma gaze e aplique na infecção durante 20 minutos. É recomendado repetir o procedimento duas vezes ao dia.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.