Saúde

Como Combater a Retenção de Líquidos – Dicas

retençao-liquido-sintomasA retenção de líquidos é a causa dos inchaços nos homens e principalmente nas mulheres. Inchaços nas pernas e nos pés ao longo do dia. Ficar com a perna com marcas da meia ou do sapato e até mesmo da roupa é um dos sinais que seu corpo está retendo líquido. Existem várias formas de combater a retenção, apenas mudando alguns hábitos, porém em problemas mais sérios, é necessário acompanhamento médico.
A retenção de líquidos nada mais é que os líquidos com pouca proteína do sangue que o corpo não consegue eliminar, pois se extraviam da corrente sanguínea e se alojam nos tecidos subcutâneos.
A causa dessa retenção se dá devido a muita ingestão de sal na comida. Muitas mulheres podem se sentir inchadas no período pré-menstrual, por causa das alterações dos hormônios. Outras coisas como sedentarismo e falta de exercícios físicos, sapato alto, aumento de peso também podem causar a retenção desses líquidos.
Existem algumas doenças que causam essa retenção de líquido e a edema (que é o termo médico para inchaço). São doenças de tireóide, reações inflamatórias, problemas renais, cardíacos ou hepáticos. O uso constante de remédios como anti-hipertensivos podem alterar o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Os sintomas do edema são inchaços nas áreas do corpo mais sofrem o efeito da gravidade, como as pernas. Para saber se você possui a retenção de líquido, pressione o dedo indicador na perna por cinco segundos e depois solte. Caso a pele fique com um aspecto esbranquiçado e demore a voltar ao lugar, pode ser um sinal de edema.

Dicasalimentaçao-retençao-liquido

  • Com algumas mudanças de hábitos ou na alimentação, é possível prevenir e combater a retenção de líquido. Diminuir a ingestão de sal e de alimentos que contém sódio na composição, ajudam a diminuir o edema também
  • Alimentos que ajudam a prevenir a retenção de líquidos são aqueles que possuem vitaminas e água em sua composição, o que facilita a absorção das toxinas. Frutas apresentam muita água, e ajudam na drenagem dos rins. Laranja, limão, melancia, melão, morango e água de coco, são as principais frutas recomendadas.
  • Hortaliças nas cores verdes bem escuras são ricas em magnésio e potássio, que previnem o inchaço por acúmulo de sódio no corpo. Legumes como cenoura e beterraba agem como desintoxicantes. Alho, cebola, salsa e gengibre também ajudam a desinchar, além de possuírem funções antiinflamatórias e são alimentos diuréticos
  • Beber bastante água ajuda a hidratar o corpo, absorver as toxinas e eliminar o excesso de água no corpo. O consumo diário de vitaminas B1, B5, B6 e D também ajudam na retenção de líquidos.
  • Existem ervas com propriedades diuréticas, como folhas de dente-de-leão, erva-cidreira, cabelo-de-milho, entre outras. Chá de ervas como hibisco ou cavalinha também ajudam nesse problema.
  • retençao-liquido-evitarPraticar exercícios ajuda a eliminar o excesso de água, pois o corpo esquenta, aumentando a circulação e eliminando água pela transpiração.
  • Bebidas como chá, café e álcool desidratam o corpo, apesar de algumas possuírem propriedades diuréticas. Evite o consumo dessas bebidas.
  • Dormir com os pés para cima ajuda a melhorar a circulação do sangue durante a noite. Se você trabalha o dia todo sentado, saiba que isso pode influenciar no problema. Sempre que puder, levante e dê uma caminhada pelo trabalho para ajudar na circulação.
  • Alguns anticoncepcionais possuem uma alta dose de estrogênio, uma substância que pode causar a retenção de líquido no corpo das mulheres, principalmente na TPM. Procure informações com seu ginecologista para saber o nível de estrogênio presente no seu anticoncepcional.

​Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. eliana disse:

    adorei sua receitas ana bjs adoro seu programa  sou sua fa

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.