Saúde

Amebíase – O que é – Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

Amebíase é uma infecção causada por parasitas que acomete o intestino e é muito comum em lugares no mundo em que o saneamento básico é muito ruim e deficiente o que permite que os alimentos e a agua ingerida sofram contaminação fecal. Amebiase-imagemEntamoeba histolytica é a responsável pela amebíase causando morte de aproximadamente cem mil ao ano por todo o mundo, ela possui uma característica de um tamanho muito pequeno e é capaz de formar cistos que são resistentes com a capacidade de viver por trinta dias na água e doze em fezes frescas. O órgão mais frequentemente comprometido é o fígado. O meio mais comum de infecção é através dos alimentos contaminados, existem outras formas, mas são muito raras e sempre acometem pessoas que tenham sua imunidade comprometida.

Amebíase – Sintomas

Os sintomas de quem esteja contaminado pela amebíase começa com diarreia com cólicas e muitos gases e evoluem para uma diarreia com perda de sangue nas fezes, febre e emagrecimento. A parede do intestino grosso pode sofre uma inflamação intensa dando origem a colite, também pode acontecer ulcerações no revestimento interno do intestino grosso e isso causa o sangramento. É muito raro ocorrer perfuração do intestino por causa da infecção, mas quando acontece ela se manifesta como doença abdominal grave e com dor intensa, rigidez e aumento da sensibilidade da parede abdominal e causa uma imensa prostração na pessoa infectada. De forma não habitual o protozoário pode entrar na circulação e formar abscessos no fígado causando dor, febre e calafrios. Algumas vezes esses abscessos se rompem no interior do abdômen ou até mesmo na região do tórax o que acaba danificando as pleuras (revestimento dos pulmões) ou o pericárdio (revestimento do coração). Muito raramente se transformão em tumorações no intestino e recebem o nome de “Amebomas”, são considerados casos raros que podem levar à pessoa a morte.

Amebiase-Sintomas

Amebíase – Diagnóstico

Para se obter o diagnóstico é requisitado o exame de fezes que detecta o parasita com facilidade. Também podem ser efetuados exames mais invasivos através da tomografia computadorizada, ecografia ou ainda ressonância magnética. Para que haja a confirmação do diagnóstico às vezes é necessário além dos exames de imagem o uso de agulhas finas usadas pelos médicos pra puncionar os abscessos. Quando o diagnostico não for possível através da identificação do cisto é utilizado o exame de sangue.

Amebiase-Diagnostico

Amebíase – Tratamento

Amebíase em seus casos mais simples o médico prescreve o metronidazol por dez dias via oral e também medicamento para controlar náuseas. No caso em que o parasita invadir os tecidos intestinais ou até os órgãos internos devera haver tratamento para essas áreas afetadas por ele. E em ultimo caso e de forma mais seria se o parasita causar perfurações no cólon ou nos tecidos peritoneais pode ser indicado uma cirurgia. Quando houver o termino do tratamento deve-se refazer o exame de fezes para que se tenha a certeza que a infecção foi eliminada.

 

Amebiase-Tratamento

 

Amebíase – Prevenção

Amebíase a principal causa da infeção é a contaminação fecal dos alimentos e da agua e medidas de saneamento básico são fundamentais para a prevenção da doença. Os alimentos que se contaminam com mais frequência são os vegetais cultivados em solo e a higiene destes alimentos crus deve ser muito rígida com detergentes fortes seguido de imersão em vinagre ou acido acético em torno de dez a quinze minutos. A água só fica livre deste protozoário depois de fervida. Os pacientes da zona rural devem ser tratados adequadamente para que não haja propagação da doença já que nem sempre a agua tratada esta disponível. Além disso, os hábitos de higiene como lavar as mãos após usar o banheiro além de ser uma medida de educação contribuem muito para a prevenção da contaminação. É muito importante também a fiscalização da vigilância sanitária frente aos prestadores de serviços da área alimentícia. Já existe a possibilidade de uma vacina para o futuro alguns estudos indicam que pode ser viável a fabricação.

Amebiase-prevenção

Se você tiver alguns dos sintomas mencionados neste artigo procure ajuda médica o mais rápido possível.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.