Saúde

Aftas – Causas e Tratamentos

aftas-causasA afta é uma lesão que fica na boca que incomoda muito. Além de doer, pode arder quando é ingerido alguns alimentos. Muitas pessoas deixam de se preocupar com a afta pensando que ela é apenas um machucado na boca, mas é muito mais que isso, podendo até agravar. Apesar de não se saber ainda a explicação completa do surgimento da lesão, existem práticas e alimentos que ingerimos que podem causar esse mal. Com isso, veja a seguir quais são as causas e os tratamentos das aftas.

Causas das Aftas

Ainda não foi encontrado uma explicação definitiva do surgimento das aftas na boca, mas existem algumas coisas que são grandes responsáveis pelo surgimento dessas indesejáveis.

  • Comidas Duras: alguns alimentos podem judiar da região da gengiva causando a afta, como o amendoim, por exemplo. E se a afta já estava lá, comer esse tipo de alimento pode agravar a situação.
  • Apimentados: alimentos apimentados e condimentos causam irritação ao epitélio, assim como os ácidos, que são grandes causadores das aftas. Portanto, evite esse tipo de comida ou bebida.
  • Boca Nervosa: mastigar canetas, lápis ou qualquer outro objeto é uma mania que pode aumentar as chances de nascer uma afta.

Tratamentos  

Veja a seguir alguns tratamentos para combater as terríveis aftas que nascem na boca e incomodam tanto, veja quais são:

  • aftas-causas-tratamentosFármacos: lenços umedecidos, pomadas com anestésicos, anti-inflamatórios podem ser usados. E em certos casos até mesmo remédios orais.
  • Alimentação: procure consumir legumes e vegetais de cor escura, como por exemplo, a couve. É indicados que eles estejam frios e pastosos, age de forma melhor.
  • Novas Técnicas: hoje em dia médicos dentistas têm usado de técnicas como aplicação de lasers terapêuticos de baixa potência, mas isso só nos casos mais severos e agressivos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.