Saúde

Tabela de Ovulação – Método Anticoncepcional – Como Fazer

como-fazer-a-tabelinha

Muitas mulheres recorrem a métodos anticoncepcionais, como pílulas e outros recursos, para evitar a gravidez. Mas, um dos mais antigos métodos, que é a tabela de ovulação (também conhecido apenas como tabelinha), ainda é muito usado por mulheres. Essa tabela consiste em saber o seu período fértil, ou seja, qual o período do mês é o período em que pode ocorrer a gravidez, caso haja relação com o parceiro sem o uso de outros métodos anticoncepcionais. Embora para as mulheres que não estão acostumadas com a tabela, seja um pouco confuso, explicaremos detalhadamente como saber os dias de fertilidade e de infertilidade com a tabela da ovulação.

Como Fazer

A Tabela da Ovulação é indicada para todas as mulheres e para calcular quais os dias férteis e os inférteis, basta saber o dia da sua menstruação. Para saber qual o primeiro dia do seu ciclo menstrual, é necessário que sua menstruação seja regular e tenha sempre a mesma quantidade de dias de intervalo.
Se você não sabe qual o último dia da sua menstruação, comece a anotar o dia que ela começa e quando termina. O dia 1 do ciclo menstrual começa sempre no primeiro dia da menstruação. Geralmente, o período de sangramento da mulher dura cerca de 7 dias e o ciclo completo dura 28 dias. Claro que varia de mulher para mulher, mas pegando como um exemplo esse período, é
exatamente no 7º dia que o óvulo começa a ser preparado para a fertilização pelo espermatozóide.
Entre o 7º dia até o 14º, o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, pois naturalmente espera que o óvulo fertilizado seja implantado nele. Por volta do dia 14, começa o processo de ovulação, que é aonde o óculo vai do tubo de falópio até o útero. Caso ele haja fertilização nesse período, o ovo se fixa nas paredes uterinas. Se não houver a fertilização, por volta do 25º os níveis de hormônios caem e o óvulo e o revestimento extra do útero são eliminados pela menstruação.

Tabelinha-do-Periodo-Fertil

Logo, sabemos que o período fértil da mulher vai do 8º dia, até por volta do 19º dia. Claro que isso muda de mulher para mulher, e é necessário que você conheça o seu ciclo menstrual para que calcule exatamente seus dias inférteis.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.