Educação

Santos Dumont – O Inventor Do Avião 14 Bis

 

SANTOS DUMONT – O INVENTOR DO AVIÃO 14 BIS

 

Santos Dumont3 - o inventor do avião 14 bis

 

Já desde menino mostrava sua inclinação em voar. Estourava balões com o intuito de saber o que havia dentro. Alberto Santos Dumont o inventor do avião 14 bis – (20 de julho de 1873, Palmira MG á 23 de julho de 1932, Guarujá SP).

Santos Dumont - o inventor do avião 14 bisDando mostras de sua capacidade, Santos Dumont – desenhou, construiu e levantou vôo nos primeiros balões dirigíveis constituídos de motor a gasolina. Essa façanha lhe rendeu méritos internacionais e levando-o a conquistar o Prêmio Deutsch em 1901, por ocasião de ter contornado a Torre Eiffel, com o sexto dirigível de sua fabricação, convertendo-se em uma das figuras mais ilustres do mundo no século XX. Com a obtenção do prêmio Deutsch, Alberto Santos Dumont foi sem sobra de dúvidas, o primeiro a preencher um circuito pré-determinado sob o testemunho oficial de pessoas peritas sobre o assunto, jornalistas e de populares.

Foi o primeiro a pilotar um avião movido por motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voou a uma altura de dois a três metros, por uma distância de 60 metros com o Oiseau de Proie' (ave de rapina), no Campo de Bagatelle em Paris. Logo em 12 de novembro daquele mesmo ano, na presença de muitas pessoas, percorrerá 220 metros a uma altura aproxima de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Foram os primeiros vôos de fato registrados pelo Aeroclube da França, realizado por um instrumento mais pesado que o ar, e provavelmente foi a primeira apresentação pública de uma aeronave deixando o solo, ou seja, voando com os seus próprios recursos, não havendo a necessidade de uma rampa para ser lançada.

Santos Dumont1 - o inventor do avião 14 bis

Não obstante, os brasileiros entenderem que Santos Dumont é o responsável pelo primeiro vôo numa aeronave (avião), uma boa parte do mundo acredita que a invenção do avião é dos irmãos Wright. Sendo que uma exceção é a França, haja vista, que as honras foram dadas a Clément Ader que realizou o primeiro vôo com um equipamento mais pesado que o ar, sendo este remetido por motor movido a gasolina na data de 09 de outubro de 1890.

 

Santos Dumont2 - o inventor do avião 14 bisNo entanto a Federação Aeronáutica Internacional, pondera que foram os irmãos Wright os primeiros a fazerem vôo manipulado com controle em um avião com motor a gasolina, cujo aparelho possuía peso maior que o ar. Essa avaliação decorre por ter havido a decolagem, seguido do vôo que aconteceu em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, enquanto os vôos de Clément Ader tiveram suas realizações em segredo das forças armadas, e esse evento só veio a público muitos anos depois. Já o 14 Bis do Alberto Santos Dumont, foi decolado pelos meios tradicionais de autopropulsão, a qual foi reconhecida publicamente pelo povo e jornalistas, como tendo sido o primeiro vôo em atividade esportiva em aviação.

 

Na revolução de 1932, ano em que o estado de São Paulo se rebelou contra o governo de Getúlio Vargas, no conflito aviões atacaram o Campo de Marte, em 23 de julho. Provavelmente, devem ter sobrevoado a cidade de Guarujá, e tendo visto aviões em combate, causas de angustia profunda deve ter acometido Santos Dumont e, dado a ausência de seu sobrinho tirou a própria vida, cometendo o suicídio aos 59 anos de idade. Toda via, devido ser uma morte um tanto misteriosa, e cujas explicações não foram totalmente confiada, deixa duvidas para questionar se Santos Dumont não foi assassinado.

Santos Dumont4 - o inventor do avião 14 bis

Morreu sem deixar um sucessor ou qualquer vestígio que pudesse elucidar o caso. Foi enterrado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. Walther Haberfield, médico da família extraiu sem que ninguém soubesse o coração do Santos Dumont e preservou-se em formol. Após ter mantido por muito tempo o segredo (12 anos), tentou repassar o coração à família Dumont, que por sua vez não aceitaram. Assim sendo, diante da recusa da família, o Dr. Walther Haberfield, colocou o coração de Santos Dumont a disposição do governo federal. Atualmente o coração está disposto ao público no museu da Força Aérea no Campo dos Afonsos.

www.big1news.com.br. Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.