Educação

Revolução Farroupilha – O Que É e Histórico

ilustracao-guerra-farraposA Revolução Farroupilha é também conhecida como Guerra dos Farrapos, sendo uma das revoluções que mais agitaram o Brasil na época do império. Essa revolução também influenciou outras que aconteceram em outras localidades do país, como a Revolução Liberal em São Paulo em 1842, a revolta Sabinada na Bahia, em 1837, entre outras. Saiba o que foi a Revolução Farroupilha e seu contexto histórico.

O Que É Revolução Farroupilha

Foi uma revolução de caráter republicano contra o governo do Brasil império. Ou seja, os revolucionários eram contra o governo imperialista. Aconteceu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, resultando, na época, na declaração da independência da província, que não faria mais parte do império e se declarou como um estado republicano, ou a República Rio-Grandense.
Os principais líderes dessa guerra foram: general bento Gonçalves e general Neto; os coronéis Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Corte Real, Teixeira Nunes, Domingos de Almeida, Domingos Crescêncio de Carvalho, deputado Vicente de Fontoura, general Davi Canabarro, José Mariano de Mattos, Gomes Jardim, além dos italianos refugiados da Carbonária, como o tenente e cientista Tito Lívio Zambeccari, o jornalista Luigi Rossetti, e o capitão Giuseppe Garibaldi, que não era associado da Carbonária, mas já havia participado de movimentos republicanos na Itália.
As causas que fizeram com que a revolta se iniciasse foram o descontentamento político com o governo imperial do Brasil, busca por maior autonomia das províncias brasileiras, revolta com os altos impostos cobrados no charque e comércio de couro (produtos importantes da economia naquela época do Rio Grande do Sul), além dos farroupilhas serem contra a entrada do charque e couro em outros países com o preço muito barato, dificultando o comércio para os sulistas.

Histórico

A Guerra dos Farrapos durou quase dez anos, tendo início em 20 de setembro de 1895 e se estendendo até 1 de março de 1845. Em 1835, os rebeldes liberais (também conhecidos como farrapos ou farroupilhas), liderados pelo general bento Gonçalves da Silva, tomaram Porto Alegre, obrigando as forças imperiais fossem obrigadas a deixar a região.
Depois do líder Bento Gonçalves ser capturado e preso, durante um confronto no rio Jacuí (ilha de Fanfa), os farroupilhas continuaram lutando sob a liderança de Antônio Neto e não se deixaram abater. Em novembro de 1836, os liberais proclamaram a República em Piratini, nomeando Bento Gonçalves , que ainda estava preso, como presidente.  Em 1837, Bento consegue fugir da prisão e assume a presidência em Piratini.
Os farroupilhas ainda conseguiram conquistar a região de Laguna, em Santa Catarina, mesmo com as forças do exército imperial e proclamaram a República Catarinense.
Porém no ano de 1842, o império nomeou Luiz Alves de Lima e Silva (o Duque de Caxias), para liderar a batalha contra os farroupilhas e colocar um fim ao conflito. Depois de três anos e várias derrotas, os farrapos aceitaram a paz imposta por Duque de Caxias e a revolução chegou ao fim em 1845.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. 
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.