Saúde

Remédios Caseiros Para Tratar Aftas – Dicas

aftas-tratamentosAs aftas são lesões de aparência esbranquiçadas e que aparecem na boca, tanto nos lábios, quanto na língua e garganta. Não são transmissível, como também não são lesões causadas por fungos ou bactérias. Não se sabe ao certo a causa da afta, mas acredita-se que possam ser uma espécie de sintomas de outras doenças. Além disso, aparecem quando há baixa imunidade, estresse, predisposição genética, imunodepressão, falta de higiene bucal adequada, ou consumo de alimentos ácidos, como amêndoas, refrigerantes de cola, frutas como abacaxi, e etc.
A duração dessas lesões são de uma à duas semanas, e em casos de pessoas com imunidade muito baixa, ela pode se estender por mais dias. É tratada com pomadas, enxaguantes bucais e outros medicamentos receitados pelos médicos. Porém, há algumas soluções baratas, práticas e caseiras que ajudam a aliviar as dores e o incômodo das aftas, como também ajudar no processo de cura. Confira dicas de tratamentos caseiros.

Dicas de Remédios Caseiros Para Tratar Aftas

Tanchagem: É uma planta com propriedades antiinflamatórias e servem para fazer diversas aplicações.  No caso de aftas na garganta, prepare um gargarejo com folhas de tanchagem, usando uma xícara de chá de água fervente, com duas colheres e folha da planta. Misture os ingredientes, tampe e quando estiver em temperatura morna, faça gargarejos duas a três vezes por dia.

Sálvia: A sálvia é outra planta que pode ajudar a combater as aftas. No entanto, deve ser apenas usada em gargarejo e nunca ingerida, pois o consumo pode resultar em efeitos colaterais. Para preparar, junte 7 colheres de café de folhas de sálvia em uma xícara de pagua fervente. Deixe tampado até ficar morno e faça gargarejo duas vezes ao dia.

Limão: O limão, apesar de ácido, pode ajudar no processo de cicatrização das aftas. Faça uma mistura de uma colher de sopa de suco de limão, com uma colher de sopa de mel. Coloque na língua e com ela, espalhe a mistura nos lugares afetados pelas lesões. Esse procedimento pode ser feito várias vezes ao dia.

Camomila: Por possuir propriedades calmantes, ajuda a aliviar a dor e ao mesmo tempo, curar as feridas. Utilize seis colheres de flores secas de camomila, com um litro de água fervente. Misture e coloque em um vidro escuro. Faça gargarejos com o líquido frio várias vezes ao dia.

Outras substâncias também ajudam no tratamento, como chá preto morno, alcaçuz, ruibarbo e bicarbonato de sódio. E para quem sofre com frequência com aftas, deve também prestar atenção na alimentação, acrescentando produtos no cardápio, que sejam ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.