Saúde

Morte Súbita – O Que é e  Causas

Morte Súbita é aquela que acontece de maneira inesperada tanto com pessoas doentes quanto com pessoas consideradas sadias. Ou ainda aquele que não tem nenhum problema de saúde aparente e sem que tenha havido qualquer trauma, violência ou acidente que justifique a morte.

Morte Súbita – O Que é e  Causas

O Que é a Morte Súbita

O que caracteriza a morte súbita é o óbito durante, no máximo, as primeiras 24 horas do início dos sintomas, segundo a definição da OMS”, explica o cardiologista Fernando Cruz, do Instituto Nacional de Cardiologia e autor do livro Morte Súbita no Novo Milênio. Normalmente, as vítimas são encontradas já falecidas, o que dificulta a descoberta de causa da morte.

Morte Súbita – O Que é e  Causas

Talvez, o caso mais antigo e famoso de morte súbita seja o do soldado grego Filipides (ou Pheidíppides, segundo outras fontes) que, em 490 a.C., correu 42 quilômetros da planície litorânea de Maratona até Atenas para dar notícia da vitória grega sobre os Persas e que, logo após dar a notícia, teria caído morto passando então a ser considerado um herói no legendário episódio que deu origem às Maratonas. Mas se acontecesse hoje talvez descobríssemos que Filipides morreu apenas de uma arritmia cardíaca causada pelo grande esforço durante a corrida como pode ocorrer, e ocorre, com tantas outras pessoas.

Causas da Morte Súbita

A principal causa de morte súbita são problemas cardiovasculares, como infarto, AVC e parada cardiorrespiratória. As arritmias cardíacas são as principais causas em 90% dos casos, de acordo com o estudo do Incor. Pessoas que têm doenças que levam a problemas nos músculos cardíacos, ou que tenham hipertensão (que leva a uma hipertrofia do coração), doenças inflamatórias, displasias, entre outros, podem estar no grupo de risco para a morte súbita.

Morte Súbita – O Que é e  Causas

Compartilhamos abaixo algumas causas da morte súbita:

Infarto fulminante: é mais comum em pessoas mas velhas, já com histórico de infartos anteriores e/ou com fatores de risco para doença cardiovascular, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo, etc.

Arritmia Maligna toda alteração elétrica do coração que o impeça de bombear o sangue de forma efetiva. O tipo de arritmia cardíaca mais grave é a fibrilação ventricular.

Embolia Pulmonar: A embolia pulmonar (tromboembolismo pulmonar) é outra causa muito comum de morte súbita. Esse quadro é habitualmente provocado quando o paciente tem uma trombose nas pernas e um pedaço desse trombo se solta, viajando pela circulação sanguínea em direção aos pulmões.

Epilepsia: apresentam um risco de morte súbita ligeiramente maior que a população em geral, principalmente os adultos jovens.

Rotura de Aneurisma: Um quadro critico que pode levar uma pessoa à morte em poucos minutos é a rotura de um aneurisma, seja ele cerebral ou da artéria aorta.

Aneurisma da aorta: Os aneurismas da aorta são mais comuns em pessoas idosas, fumantes, hipertensos e com colesterol elevado. O aneurisma da artéria aorta é um defeito que evolui ao longo de anos, mas a sua rotura é uma emergência médica que pode levar o paciente à morte em minutos a horas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A morte súbita pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.