Saúde

Melhorar a Memória e a Concentração – Dicas

dicas-de-exercicios-para-obter-uma-boa-memoriaA concentração e a memória são coisas essenciais para qualquer ser humano, e principalmente para pessoas que trabalham com o raciocínio. Além disso, estimular a memória e a concentração, ajuda em um melhor aprendizado e até a evitar algumas doenças que afetam o cérebro, como o Alzheimer. As dicas a seguir valem tanto para aquela pessoa que está na melhor idade e deseja levar uma vida melhor, reduzindo os riscos de sofrer esse tipo de doença, quanto para jovens estudantes, que estão prestando vestibular ou iniciando uma carreira.

Dicas

Sair da rotina faz bem para a memória. Saia do piloto automático, da rotina e dos seus costumeiros hábitos. Sempre que puder vá a um local diferente, seja no fim de semana para passear, quanto no almoço, ou escolher um mercado diferente do que está acostumado para fazer as compras. Mudar o caminho do trabalho sempre que possível, escolher programas diferentes, todas as novidades são bem-vindas e fazem bem para a memória.

Alguns exercícios simples podem ajudar a melhorar a memória, tanto visual, quanto auditiva e tátil. Por exemplo, analisar duas moedas de valores diferentes por um tempo e depois escondê-las e tentar desenhar cada moeda nos seus mínimos detalhes, ajuda a exercitar a memória visual. Outro exercício é colocar essas duas mesmas moedas em sacos plásticos e através do tato, descobrir os valores das moedas. Para a memória auditiva, experimente ouvir músicas novas e depois escute tentando lembrar o nome de quem canta, o título ou a letra.

Muitas pessoas não conseguem lembrar com facilidade o nome ou a fisionomia de outras pessoas que conheceram cerebro-memoriarecentemente. Uma dica para ajudar na memorização, é sempre fazer associações com a fisionomia e o nome.  Quanto mais diferente e criativa for essa associação, melhor para a memória.

A concentração é importante para a memória e para aprender novas coisas, como quem estuda para um vestibular, por exemplo. Exercícios como fixar o olhar em um ponto fixo e pequeno por três minutos, deixando todos os outros pensamentos de lado, ajudam bastante a melhorar a concentração. Procure sempre repetir esses exercícios. Resolver atividades ou jogos, como sudoku, palavras cruzadas, caça-palavras, entre outros, também é recomendado.

Para pessoas que precisam tomar algum medicamento todos os dias, ou fazer algum outro tipo de coisa, mas nunca lembra, um modo de fazer isso é sempre conversar com você mesma, logo depois que terminou de executar, e dizer "missão cumprida". Esse diálogo ajuda você a sempre se lembrar das tarefas inadiáveis e diárias.

Soletrar palavras, de frente para trás e depois, de trás para frente, sem escrever e várias vezes consecutivas, também ajuda na memória. Comece com palavras menores e vá aumentando aos poucos o grau de dificuldade.

Listas as tarefas da semana e do dia-a-dia, também ajudam a melhorar a memória. Tenha uma agenda e comece a anotar seus compromissos e tarefas, seja no trabalho ou na vida pessoal. A organização é fundamental para uma vida mental mais saudável.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.