Saúde

Alimentos Diet e Light – Diferenças e Dicas

diet-versus-lightQuando uma pessoa pensa em perder peso para ficar em forma, além da prática de exercícios, uma dieta sempre vem à cabeça junto com a dúvida: afinal, devo comprar alimentos diet ou light?
Saibam que há uma grande diferença entre os dois alimentos, sendo também que além das propriedades do alimento, as funções deles também podem variar. Separamos algumas dicas e vamos esclarecer todas as suas dúvidas em relação a esses alimentos, veja abaixo.

Diferenças

Diet: Os produtos classificados como diet, são aqueles que possuem a restrição de algum nutriente, como proteína, açúcar,diet-light-alimentos e etc. São indicados para pessoas que precisam seguir uma dieta com restrição em algum tipo de nutriente, como os hipertensos que precisam reduzir ou eliminar o sal do cardápio, e dos diabéticos, que precisa consumir produtos que não contenham açúcares.
Mesmo que algumas pessoas associem o alimento diet como uma forma de reduzir peso, deve ser considerado que a ausência de um nutriente pode ser compensada em adição de outros. Por isso, não é indicado para quem quer perder peso, apenas para quem precisa de alimentos especiais.

Light: Os produtos light possuem todos os nutrientes, porém, há uma redução de 25% nos valores nutricionais do alimento comum. Por exemplo, o alimento light possui sempre 25% do valor calórico a menos do que o mesmo produto "normal".
No entanto, a melhor forma de saber o que você está consumindo e se isso ajudará na sua redução de peso, é necessário sempre consultar a tabela nutricional no rótulo das embalagens dos produtos.
Para quem deseja perder peso, o alimento light é o mais indicado, mas não é recomendado para as pessoas que possuem diabetes, hipertensão ou outro distúrbio que precise de uma alimentação diferenciada.

Dicas

O produto light só faz algum efeito quando o produto tem uma redução significativa de um determinado nutriente e quando não consumido em grandes quantidades. Se uma pessoa que deseja emagrecer, passa a consumir em maior quantidade um produto light, pode não ter resultado, pois as calorias acabam se tornando as mesmas que um produto normal.

Um dos produtos que mais confundem os consumidores, são os chocolates diet e light. O chocolate diet é recomendado para diabéticos, pois não contém açúcar. No entanto, o açúcar eliminado é compensado nas gorduras, que são adicionadas em maior quantidade, aumentando o valor calórico do chocolate, que chega até a ser maior que um chocolate normal. O chocolate diet por ser mais calórico, não deve ser consumido por pessoas que desejam emagrecer. Já os chocolates light apresentam apenas um valor calórico mais baixo do que um chocolate similar comum, o que é ideal para quem deseja emagrecer.

Os refrigerantes light são também considerados diet, pois não há adição de açúcar. Outro tipo de refrigerante que pode ser consumido tanto por diabéticos, quanto por quem está no processo de emagrecimento, é o refrigerante zero, pois não contém calorias e nem adição de açúcar.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.