Saúde

Leite Materno  –  Como Armazenar e Congelar

Leite materno é o alimento completo para os bebês, ele ajuda a evitar as doenças e faz com que a criança se desenvolva com saúde, sem ter qualquer tipo de alergia. Mesmo quando ele é congelado continua sendo a opção mais saudável para alimentar o bebê do que qualquer outro tipo de leite por isso ele jamais deve ser desperdiçado.

Leite Materno  -  Como

Como Armazenar o Leite Materno

Para fazer o armazenamento do leite materno tirado manualmente ou com a bombinha é necessário coloca-lo em um recipiente adquado que pode ser adquirido nas farmácias ou em frascos e sacos que possam ser esterilizados em casa antes de seu uso. Eles devem ser colocados em seguida na geladeira, congelador ou freezer.

Para tirar leite materno, a mulher precisa:

Leite Materno  -  Como Armazenar

– Ficar confortável, prendendo o cabelo e retirando a blusa e sutiã;

– Lavar as mãos com água e sabão;

– Massagear a mama com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares à volta da aréola;

– Tirar o leite, manualmente ou com a bomba. No caso se ser manualmente, deve colocar o frasco debaixo da mama e fazer alguma pressão na mama, esperando que saiam gotas de leite. Se usar a bomba basta colocá-la na mama e ligá-la, esperando que o leite saia.

Leite Materno  bomba

– Depois de tirar o leite, é muito importante que  coloque no recipiente a data e a hora em que foi tirado, para que a mãe consiga saber se o leite está bom para dar ao bebê.

Sempre que a mulher tiver bastante leite deve armazená-lo porque ele é o melhor alimento para o bebê. O leite materno pode ser armazenado logo após o bebê terminar de mamar e no mínimo um mês antes da mamãe voltar a trabalhar para que o organismo produza mais leite do que  o bebê tem o costume de mamar.

Leite Materno congelar

O leite materno pode ficar armazenado em congelador por quinze dias ou na geladeira por doze horas, sempre na primeira prateleira e nunca na porta da geladeira. Abrir a porta da geladeira ou congelador com frequência pode prejudicar a qualidade do leite materno por isso evite abrir com frequência a porta da geladeira enquanto tiver leite materno no seu interior.

Para descongelar o leite materno:

– Use o leite que está guardado há mais tempo, devendo ser utilizado em 24 horas;

– Retire o leite do congelador algumas horas antes de utilizar, deixando descongelar à temperatura ambiente ou na geladeira;

– Coloque o frasco com leite que o bebê vai beber, numa panela com água morna e deixe esquentar em banho-maria.

– Se o recipiente de armazenamento tiver mais quantidade de leite do que aquele que o bebê vai beber  aqueça a quantidade que vai ser consumido e mantenha congelado o restante. Não se deve congelar novamente o leite, depois de descongelar, devendo-se jogar fora o leite que sobrar da mamadeira ou copo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Armazene o leite materno com cuidado e carinho ele é o melhor alimento para seu bebê!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.