Labirintite – O Que É, Sintomas e Cuidados
Provavelmente você já ouviu falar do termo "labirintite", que é popularmente utilizado para descrever não só o problema no labirinto do ouvido, como usado por muitas pessoas para designar uma simples tontura. Na verdade, a tontura é um dos principais sintomas desse problema, mas nem toda tontura é sinal da labirintite. Entenda melhor o que é essa doença, quais são todos os sintomas que ela apresenta e quais os devidos cuidados tomar caso diagnosticado com o problema.
O Que É Labirintite
Embora a palavra seja considerado um termo impróprio pelos especialistas, ele é usado para designar um problema que pode comprometer o equilíbrio de a audição. Essa doença afeta o labirinto, presente na estrutura do ouvido interno e que é constituído pela cóclea (parte responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio).
A labirintite geralmente se manifesta em indivíduos entre 40 e 50 anos, decorrido das alterações metabólicas. Fatores de risco e que podem contribuir para a labirintite são: hipoglicemia, diabetes, otites, consumo de álcool e café, fumo, hipertensão e certos medicamentos, como antibióticos e anti inflamatórios.
Há também um tipo de labirintite considerada emocional, e o paciente apresenta os sintomas de acordo com quadros de ansiedade patológica ou depressão. Nesse caso, o tratamento é feito nos problemas emocionais, como a psicoterapia.
Sintomas
Os sintomas comuns da labirintite são:
- Vertigem (sensação do ambiente estar girando em torno de si);
- Tontura;
- Perda do equilíbrio;
- Enjoos;
- Perda de audição em um dos ouvidos;
- Mal estar;
- Distúrbios gastrointestinais;
- Vômito;
- Dores de cabeça;
- Músculos da face tensionados;
- Ansiedade;
- Movimentos involuntários dos olhos;
- Sensação de desmaio;
- Zumbido no ouvido.
Cuidados
O diagnóstico da doença é feita através de uma análise dos sinais e sintomas do problema, testes clínicos específicos para labirintite, tomografia e ressonância magnética. Assim que for diagnosticada, o médico orienta o paciente o melhor tratamento.
Geralmente o tratamento é feito com medicamentos, dieta e fisioterapia. Um remédio caseiro que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e aliviar os sintomas da labirintite é o Gingko Biloba.
Também é importante que o paciente tenha uma alimentação adequada, evitando substâncias que contribuam para aumentar os sintomas da labirintite. É necessário evitar enlatados, café, queijos amarelos, açúcar, chocolate, biscoitos, pães, tortas, sal, bolo, refrigerante, fast food, bebidas alcoólicas. Prefira produtos integrais, grutas, água, ervas finas como tempero, e legumes.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu recado.
Seja o primeiro a comentar!