Utilidade Pública

Como Participar do Programa CNH Social – Quais Requisitos e Inscrições

cnh-socialPara dirigir um veículo automobilístico é necessário ter uma licença, que no Brasil se chama CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação. Qualquer pessoa que tenha condições de dirigir pode tirar a licença, desde que seja maior de dezoito anos e que passe por um curso e avaliação, tanto na teoria como na prática. A parte teórica é a primeira, e é chamada de CFC, onde o futuro condutor assiste aulas sobre lei e normas do trânsito, além de primeiros socorros. Já a aula prática é a segunda parte e para conseguir a permissão, o motorista deve passar por uma avaliação prática também. No entanto, o custo para isso pode não ser acessível para todas as pessoas. Pensando nas pessoas com baixa renda ou sem condições de pagar pelas aulas e todo o processo que envolve a habilitação, é que o Governo do Espírito Santo resolveu criar o CNH Social. Confira como funciona esse projeto e como participar.

Quais Requisitos Para Participar do Programa CNH Social

O projeto CNH Social é uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo com o Programa Incluir. O objetivo é fornecer carteira de habilitação aos novos motoristas e para aqueles que já possuem a carteira, mas desejam adicionar uma categoria. O programa é voltado para pessoas que possuem baixa renda e não tem condições de pagar para conseguir a licença. Também é uma forma de formar novos profissionais, como motoristas de ônibus, motoboy, caminhoneiro, fretista e fazer cm que essas pessoas tenham melhor posição no mercado de trabalho.
Os requisitos principais para participar são residir no Espírito Santo e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, os interessados devem se encaixar em uma das seguintes opções:

  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Jovens que não tiveram experiência profissional, mas possuem carteira de trabalho expedida há um ano da data de inscrição do projeto;
  • Pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família;
  • Alunos da rede pública e que possuam bom desempenho escolar;
  • Empregados que possuem o salário de até dois salários mínimos;
  • Ex-presidiários.

Mesmo que o candidato se encaixe em mais de um dos requisitos, no ato de inscrição deverá selecionar programa-cnh-socialapenas um. Também é necessário que o interessado saiba ler e escrever, possuir carteira de trabalho e de identidade, ser portador de CPF, ser penalmente responsável pelos seus atos, não ter algum impedimento administrativo ou judicial que o impeça de ter a habilitação.

Inscrições

Para se inscrever é necessário que o candidato atenda um dos requisitos, pois se não se encaixa em nenhum dos citados, a desclassificação é feita automaticamente. As inscrições para o programa no ano de 2014 ainda não está disponível, porém você poderá ficar atento ao prazo através do site oficial. Clique aqui.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Débora Marina de lima Fonseca disse:

    Eu gostaria muito que me ajudasse por favor,porque eu preciso reformar minha casa,porque eu não tem condições de reformar,porque eu não trabalho,meu esposo pegar bicos,eu não tenho com quem deixar meus pra trabalhar,poriso eu preciso muito sua ajudar,meu filho de 6anos precisa de cirurgia do olho pra corigir estrabismo eu não tenho condições pagar,eu estou esperando primeiro Deus cura ele e segundo lugar pelo sus pra fazer a cirurgia,eu preciso muito da reformar minha casa pra lar melhor pra eles,filhos merecem……. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.