Foliculite – O Que É, Sintomas, Causas e Tratamento
A pele é um órgão do corpo humano e um dos mais sensíveis, já que ela sofre com fatores como poluição, tempo ou com substâncias químicas, podendo apresentar manchas ou reações alérgicas. A foliculite, por exemplo, é um problema muito comum, porém pouco conhecido, já que as pessoas muitas vezes confundem os sintomas com acnes ou uma alergia. Porém, ela é uma inflamação de um ou mais folículos capilares, que pode aparecer em qualquer região do corpo. Confira maiores informações sobre o que é, quais os sintomas e como tratar esse problema.
O Que É Foliculite
A foliculite é uma lesão parecida com a acne comum, mas que pode ou não apresentar pus. Enquanto as espinhas aparecem mais no rosto, colo e tronco, a foliculite pode aparecer em qualquer região do corpo, mas principalmente nas nádegas, costas, coxas e nuca.
Essa inflamação é causada por bactérias, geralmente do tipo estafilococos, ou pode ser desencadeada por fungos como Tinea barbae, Malassezia, entre outros. Essa invasão bacteriana pode acontecer naturalmente ou pode ser favorecida devido o excesso de suor e umidade, além das raspagens dos pêlos ou depilação. Pode ocorrer tanto em adultos, quanto em crianças.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são a erupção cutânea, sendo espinhas ou pústulas perto dos folículos capilares. Essas espinhas podem formar uma crosta e tem cor avermelhada. Além disso, pode apresentar coceira e dor, como se fosse se tornar um furúnculo.
Causas
O problema aparece quando os folículos são bloqueados ou danificados na depilação, ao fazer a barba, ou pelo atrito com a roupa. Na maioria, os folículos danificados são causados por bactérias.
Tratamentos
A foliculite pode ser tratada com compressas feitas com panos umedecidos e mornos, pois ajuda a promover a drenagem dos folículos afetados. Além disso, o médico pode recomendar o uso de antibióticos via oral, ou para ser aplicados sobre a pele. Medicamentos antifúngicos também ajudam a controlar a infecção.
Prevenção
- Use sabonete anti-séptico nos locais que já tenham lesões;
- Faça compressas umedecidas e mornas sempre que aparecer as espinhas e a vermelhidão na pele;
- Evite roupas muito justas ou passar muito tempo sentada, pois isso impede que a pele respire de maneira adequada;
- Durma com roupas largas e leves, além da preferência de dormir sem roupas íntimas. Caso não seja possível, opte por peças de algodão;
- Evite depilação com cera quente, pois ela facilita o encravamento dos pelos;
- Não use pinças para arrancar os pelos, pois isso pode fazer com que apareça lesões;
- Evite tecidos pesados e que retém o suor. Prefira sempre roupas de algodão;
- Use cremes e hidratantes à base de uréia ou ácido glicólico. Esses elementos ajudam a desencravar os pelos e hidrata o local. Faça esfoliação sempre que possível, com bucha vegetal.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos sempre trazer o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Últimas Pesquisas:
- foliculite em bebe
Seja o primeiro a comentar!