Diversos

FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – Como Pesquisar

FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço foi liberado pelo Governo Federal o saque do saldo das contas que estiverem inativas até 31 de dezembro de 2015. Hoje em dia só esta liberado o saque para o trabalhador que se aposentar, comprar a casa própria ou após três anos em que esteja desempregado.

FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – Como Pesquisar

Como Pesquisar FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço

O calendário de saque terá como base a data de nascimento dos trabalhadores e deve ser divulgado até 1º de fevereiro de 2017, segundo informou o governo federal. Muitos trabalhadores não sabem se tem algum dinheiro no FGTS ou qual é o valor do montante em sua conta.

Abaixo compartilhamos como pesquisar o seu FGTS:

Primeiro o trabalhador deve conhecer o numero do PIS/PASEP ou NIT o número de identificação do trabalhador. O NIT é um código de identificação dado pela Previdência Social para os trabalhadores que não tem inscrição nem no PIS ou no PASEP, um exemplo são os trabalhadores domésticos. Os números estão estampados no cartão do PIS/PASEP ou na carteira de trabalho. Caso tenha dificuldades em encontrar o seu código identificador basta ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social no telefone 135 e informar seus dados pessoais como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento que o número é fornecido na hora. O atendimento é de segunda a sábado das 8h00 às 23h00.

FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – Como Pesquisar

Para fazer sua pesquisa o trabalhador pode ir a uma da Caixa Econômica Federal, levando documentos de identificação, carteira de trabalho e o número do PIS, Pasep ou NIT, ou se desejar pode fazer a pesquisa on  line pela internet. Basta acessar o site copiando e colando o link a seguir em seu navegador: (http://zip.net/bdnfct) e ao acessar a pagina informar os dados solicitados, nome completo, nome do pai, nome da mãe, CPF, RG, título de eleitor e data de nascimento, confirme os dados e crie uma senha de acesso.

As seguintes informações serão liberadas para o trabalhador:

– Dados cadastrais do empregador;

– Dados cadastrais do empregado;

– Data da última atualização realizada no saldo;

– Saldo;

– Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

Se desejar também pode fazer a pesquisa direto do seu celular através de um aplicativo disponível par download grátis para qualquer sistema operacional seja o Android  na Google Play, iOs na App Store e Windows na Windows Store. Após baixar o app basta informar o numero do PIS, Pasep ou NIT e ter uma senha cadastrada.

FGTS o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – Como Pesquisar

Abaixo compartilhamos como é possível sacar o FGTS nas regras atuais:

– estar há três anos seguidos sem emprego com carteira assinada;

– ter sido despedido sem justa causa enesse caso, só pode sacar o dinheiro relativo ao último emprego;

– ter se aposentado;

– para comprar a casa própria.

Tendo direito basta comparecer a uma agência da Caixa com documento de identificação com foto, carteira de trabalho e número de inscrição no PIS/Pasep e também alguns documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS.

Se o trabalhador foi demitido sem justa causa, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa e assim em até cinco dias úteis o trabalhador poderá sacar seu benefício. Nos outros casos a solicitação de saque é feita pelo próprio trabalhador, que deve comparecer a uma agência da Caixa levando os documentos necessários. O Cartão Cidadão pode ser solicitado nas agências da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Procure saber todas as informações a respeito do seu FGTS um direito do trabalhador! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.