Educação

Por Que As Células São Unicelulares E Pluricelulares? As Células São Unidades Operacionais Dos Seres Vivos.

 

POR QUE AS CÉLULAS SÃO UNICELULARES E PLURICELULARES? AS CÉLULAS SÃO UNIDADES OPERACIONAIS DOS SERES VIVOS.

 

Em proporção a célula representa a menor parte da matéria viva e, estruturalmente elas são as unidades operacionais dos seres vivos. Na maior parte dos organismos, a exemplo das bactérias, elas são unicelulares, enquanto em outros organismos como é o caso dos seres humanos, plantas e fungos as células são pluricelulares. Por que as células são unicelulares e pluricelulares?

As células são acondicionadas pela membrana celular e preenchidas com um liquido aquosa concentrada de substâncias químicas e substâncias físicas, o chamado citoplasma o qual são encontrados dispersos orgânelos. As formas mais simples de vida são organismos unicelulares que se propagam por cissiparidade. As células podem fazer arranjos ordenados, como os tecidos.

 

Seres Unicelulares:

É chamado unicelular os microorganismos que são formados por apenas uma célula. “Uni” = “um”, (uma unidade), assim sendo, o termo unicelular significa única célula.

Os vírus não são organismos unicelulares em razão de não possuírem organelas dentro de si, o vírus é tão somente uma cápsula fechada com material genético internamente, assim sendo, vírus não deve ser chamado de ser unicelular, uma vez que na sua composição não há célula.

A bactéria é a célula unicelular mais primitiva que existe e, apesar ser cápsula, porém é bem maior e muito mais complexa que o vírus, pois é possuidora de diversas organelas internas e algumas bactérias são detentoras até mesmo de flagelos do lado externo da parede celular. Assim, a bactéria pode ser chamada de organismo unicelular, apesar de muito primitiva é possuidora de organelas intracelulares e até extracelulares.

 

Além das bactérias, os fungos são também unicelulares como é o caso do saccharomvces cerevisiae, mais conhecido como fermento biológico, esse também são células vivas, seres unicelulares vivos.

 

Pode ser organismos unicelulares de vida livre as Algas verdes Clorofitas, as que possuem ou não movimentos e, que poderão formar colônias filamentosas subdivididas ou não, com movimentação ou fixa e, ainda     poderão apresentar uma haste de organização membranosa, desta forma, podemos chamá-los de seres unicelulares complexo.

São seres unicelulares bastante complexos as algas crisófitas, euglenófitas e pirrófitas, que podem ser comparadas aos protozoários em grau de evolução, e por esta razão, foram todas reunidas com os protozoários no Reino Protista, um destino exclusivo para todos os seres unicelulares de maior complexo.

Os protozoários são organismos unicelulares com maior complexos, pois possuem muito mais organelas, as suas estruturas para locomoção é muito mais desenvolvidas, cílios nos ciliados, flagelos nos flagelados, pseusópodos nos rhizópodos e esporos nos esporozoas, possuindo material genético dentro de um envoltório nuclear apropriado e logicamente merecem serem chamados unicelulares porque de fato os são.

 

Seres Pluricelulares:

Na biologia, chamam-se multicelular ou pluricelular o ser ou estrutura de um organismo formado por mais de uma célula.

Organismos vivos pluricelulares como: animais, vegetais e fungos mais complexos, não são seres unicelulares em razão de possuírem muitas células vivas formando os seus tecidos vivos. Possuem organismos complexos formados por trilhões de células, portanto são chamados de seres pluricelulares.

Então os animais as plantas são multicelulares. Todavia, há várias condições de diferenciação entre as células destes organismos, existem seres vivos multicelulares em que praticamente não há diferença entre células como é o caso das esponjas e, outros com uma estrutura ainda mais complexa com o corpo diferente em tecidos e órgãos com funções exclusivas.

www.big1news.com.br. Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário, por Favor.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • seres unicelulares e pluricelulares
  • unicelulares e pluricelulares
  • seres unicelulares
  • pluricelulares

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Pedro Nascimento Wayne disse:

    bueno

  2. critica disse:

    bom é otimo. perfeito

     

     

    nada de mal a falar por ser critica

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.