Saúde

Dormir Posição Ideal – Como Corrigir

Dormir posição ideal é a de lado, mas cada um tem o seu jeito, a posição que lhe é mais agradável, mas é possível corrigir as outras. Dormir é um habito muito importante para a saúde,  pois ajuda no controle da hipertensão e diabetes, diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares e é preventivo contra a obesidade e depressão. E deitarmos da forma incorreta pode ser um grave empecilho de todos esses benefícios. Segundo o ortopedista Cássio Trevizani do Hospital das Clinicas da FMUSP , dormir na posição errada possibilita que se acorde com dores musculares, membros, ou na cabeça além da sensação de sono não profundo.

Dormir-Posição

Como Corrigir e Dormir na Posição Ideal

É importante saber a posição correta para dormir de forma que possa ter uma boa noite de sono, um acordar disposto e ter um dia produtivo e  saudável. Para que possa melhorar sua maneira de dormir abaixo compartilhamos as principais posições e como fazer para que elas melhorem ou saiba como mudar e adotar a melhor posição na hora do sono.

Dormir de Lado: Dormir totalmente de lado é a mais correta de todas as posições para dormir. E a razão é que ao dormir de lado a sua coluna se mantem mais alinhada e, além disso, esta posição permite que tanto os pés como a cabeça permaneçam na altura do coração facilitando desta forma a circulação. Isto tudo faz com que seu corpo funcione normalmente durante o tempo em que estiver dormindo.

Dormir-Posição-lad
 

Melhorando a posição de lado: Mas não batas apenas ficar deitado do jeito correto alguns cuidados devem ser tomados. O travesseiro deve ter a altura do ombro para que sua cabeça não se incline. Por um travesseiro entre os joelhos é muito bom para que fiquem alinhados ao tronco e não se choquem um com o outro. Sua coluna deve ser a sua maior preocupação respeitando suas curvas naturais não tentando ficar totalmente reto, deixe suas pernas levemente dobradas e o quadril relaxado desta forma não vai forçar o nervo ciático. E os braços não devem ser colocados para cima porque ao dormir com eles levantados provavelmente fara com que acorde com dores nos ombros, bursite, tendinite… Tudo reflexo de um travesseiro muito baixo.

Dormir-Posição-ladome

Barriga para Cima:  Não é a forma mais correta, mas também não é a pior para o corpo. O bom é que as articulações relaxam de maneira satisfatória impedindo que haja torções e dores. Entretanto a coluna não fica na posição perfeita ficando muito reta e a melhor maneira de deixar sua coluna na posição correta é deitar de lado. Além disso, dormir de barriga para cima costuma causar problemas de apneia ou ronco, pois a língua vai para trás e atrapalha a respiração.

Dormir-Posição-barriga

Melhorando a posição barriga para cima: O que pode melhorar seu sono ao dormir de barriga para cima é o travesseiro. Na posição de lado ele fica mais alto virado para cima o ideal é que ele seja baixinho. Esta é uma forma de evitar tensão na musculatura cervical. Para garantir o relaxamento das pernas  coloque um travesseiro embaixo dos joelhos ajuda muito, pois assim eles não ficam estendidos e acontece um relaxamento dos músculos da lombar e das coxas. Os braços devem estar ao longo do corpo ou colocar as mãos sobre o abdômen sem faze força para não atrapalhar a respiração. Não coloque seus braços para cima isso acaba fazendo com se sinta desconfortável.

Dormir-Posição-barrim

Dormir de Bruços: Dormir de bruços é definitivamente a pior posição. Seu corpo fica reto ainda prejudica muito o seu pescoço. Quando se dorme de lado é necessário virar-se para respirar girando o pescoço cerca de 90º. Ao colocar um travesseiro além de girar o pescoço ele se hiperestende provocando dores cervicais. Dormir desta maneira não tem muito como melhorar mesmo que esteja acostumado a dormir nesta posição e se sintam a vontade acaba com o tempo a provocar a cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e inclusive dor nas costas.

Dormir-Posição-bruço

Durante a noite: Só podemos ter controle sobre nossa posição ao deitar antes de adormecer depois é comum que o corpo se ajuste para que fique com mais conforto. É normal e a melhor atitude que podemos ter é começar o sono com a melhor posição enquanto dormimos não tem como controlar a posição do corpo. Se notar que durante o sono se mexe muito pode ser que esteja com outros problemas de sono. Quem se vira muito na cama a noite deve consultar um especialista para verificar se existem alterações que necessitem tratamento.

Dormir-Posição-aaaa


Mudando a posição: Mudar a posição em que o corpo esta acostumado a dormir é muito difícil e exige paciência e insistência. No inicio mesmo com a mudança de posição seu corpo volta a maneira que esta acostumado, mas com o tempo ele vai ficar cada vez mais na posição correta e se acostuma. Embora seja cansativo e demorado vale a pena investir na mudança de posição para que seu sono seja o melhor possível possibilitando uma noite de descanso completa e saudável.

Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Mantenha a melhor posição para ter o sono ideal!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.