Educação

Como Ajudar Seu Bebê Crescer Mais Inteligente – Dicas

bebe-ruivoÉ comprovado cientificamente e até mesmo por tradições populares, que as situações em que um bebê passa pelo primeiro ano de vida, ajuda a definir sua personalidade e caráter quando adulto. Porém, essas mesmas situações, sejam elas cotidianas ou não, e o relacionamento dos pais com o bebê, podem influenciar também na inteligência. Isso porque alguns simples gestos ou algumas coisas práticas podem estimular a memória, o aprendizado e o bebê a reconhecer o carinho e afeto, formando sua personalidade enquanto cresce.
Claro, se você sonha com uma filha bailarina, pode expor a ela situações que possam influenciar nisso futuramente, como dançar, matricular em aulas, mas nada garante que ela vá realmente gostar disso. É a mesma coisa que muitos homens fazem, porque querem que seu filho torça pelo mesmo time de futebol. Nessas situações, você pode tentar estimular a criança a desenvolver um gosto semelhante ao seu, mas não é garantia de que isso realmente aconteça, já que o bebê possui sua própria personalidade. Assim sendo, você pode apenas cuidar para que o seu bebê desenvolva a memória, coordenação motora e etc.

Dicas

Amamentação: o leite materno é o principal alimento do bebê nos primeiros meses de vida, e é recomendado por médicos, que amamentaçao-bebea criança seja amamentada pela mãe até os dois anos de vida. Além do bem que a amamentação faz ao bebê, ele é o principal estímulo, pois o contato físico ajuda no desenvolvimento afetivo, emocional e mental. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram como resultado, que crianças que foram amamentadas no peito possuem um Q.I. mais alto. Durante o ato da amamentação, procure olhar seu bebê nos olhos. O contato visual ajuda o bebê a reconhecer a mãe, registrar sensações e ajuda na construção da memória.

Música: Um dos principais estimulantes do bebê, é por isso que existem tantas canções de ninar. Sempre que possível, cante para a criança, independente da situação. Crianças aprendem com as músicas e alguns estudos até comprovam que música clássica ajuda no aprendizado de matemática.

Toques: O contato favorece as sensações de afeto e segurança, além de ter o poder de desenvolver o humor. Por isso, faça massagens no bebê e brinque com ele, tocando a barriga para estimular o sentido do humor. Passar algum tecido, como a seda, pela pede do bebê, desencadeia uma conexão com milhares de neurônios e ajuda a desenvolver o tato.

bebe-batendo-palmaGestos: Já nos primeiros dias de vida, a criança consegue imitar o que vê. Por isso bebês colocam a língua para a fora já nos primeiros meses, por exemplo. Conforme vai crescendo, a criança aprende a fazer leitura do corpo e expressão dos adultos. É sempre importante demonstrar sentimentos para o bebê, como um beijo estalado na bochecha, pois gera uma conexão dos neurônios e o bebê vai aprendendo a registrar sensações. Outros gestos como bater palmas e acenar, podem ser ensinados desde cedo para que a criança cresça e aprenda a associar o gesto à função.

Conversar: Fale e converse bastante com a criança, isso faz com que ela comece a identificar sua voz. Fazer pausa entre as frases é indicado para que a criança aprenda que há um momento de falar e outro de ouvir.
Quando o bebê já estiver falando as primeiras palavras, ensine para ele as partes do corpo no banho, como mão, pé, cabeça e etc. E sempre descreva o que está acontecendo no ambiente e suas ações, como acender a luz, pegar algum objeto e etc.

Passear: Levar para passear, ver outros rostos, cores e sons, desperta a curiosidade do bebê. Só cuidado, porque lugares com muita gente e barulho podem causar irritabilidade.

Espelho: Todo bebê fica encantado a se ver no espelho, mesmo que só se reconheça a partir do primeiro ano. Brinque com a bebe-se-olhando-no-espelhocriança na frente do espelho e fale as partes do corpo, como umbigo, cabelo e etc.

Cheiros: Sentir o cheiro do shampoo, sabonete, perfume ou até mesmo de alguma comida, ajuda no desenvolvimento das noções de prazer e satisfação.

Brincadeiras: Algumas brincadeiras, como um inocente esconde-esconde, que é feito com a fralda e depois com outros objetos, prepara a criança para enfrentar situações como a separação da mãe, quando ela sai para trabalhar. Outras brincadeiras, como deixar que o bebê escale seu corpo, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.

Ensinar o alfabeto, cantar músicas educativas e brincadeiras que ensinam, também ajudam muito no crescimento da criança. Mas acima de tudo, um dos principais fatores é o carinho. Demonstre sempre carinho e amor pelo bebê, pois isso influencia muito na vida sentimental que o mesmo desenvolve.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • o que fazer para o bebê crescer inteligente

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.