Saúde

Tratamento de Acupuntura – Como é Feito e Para Que Serve

acupuntura-agulhaTratamento de acupuntura é uma terapia oriental, que consiste em tratar dores e doenças estimulando pontos específicos na superfície da pele. É uma técnica milenar e estima-se que seja praticada na China séculos antes de Cristo. A acupuntura, segundo com a tradição chinesa, ajusta os canais energéticos do corpo de acordo com o equilíbrio Yin & Yang. Entretanto, no ocidente, a medicina sugere a prática dessa terapia para estimular a liberação de substâncias químicas que causam efeitos no corpo todo e equilibra o organismo.
O tratamento é indicado e caso de dores lombares, de cabeça e até outros tipos de doença. Não é proibido fazer acupuntura caso o paciente esteja fazendo outro tipo de tratamento. Alguns tratamentos como a homeopatia, são beneficiados pela acupuntura, facilitando os processos terapêuticos e redução das doses de remédios utilizados.
Existem dúvidas sobre o tratamento, se é dolorido ou não. A acupuntura não dói. Ocasionalmente a agulha pode pegar um nervo superficial, mas deve ser informado de imediato ao profissional para que o mesmo possa corrigir a posição da agulha. Dores são associadas ao mal profissional. A mesma dúvida ocorre em casos de sangramento. Quando houver sangramento é porque algum ponto com muita energia concentrada, porém o sangramento é superficial e sem riscos.

Como é Feito Tratamento de Acupuntura
acupuntura-pontos-especificosA acupuntura pode ser feita de formas diferentes, com agulhas, ventosas, moxa ou massagem e possui três etapas: a anamnese, terapêutica e aplicação. Na primeira etapa, será determinado o quadro clínico do paciente, ou seja, o terapeuta busca diagnosticar o paciente, de acordo com os sintomas que o mesmo apresenta e através da pulsação, respiração, aspecto da pele e da língua e hábitos da vida do paciente.

Na etapa terapêutica, é determinado os pontos que serão estimulados e qual técnica será utilizada (agulha, ventosa, etc.). A sensibilidade do paciente é considerada, e o terapeuta busca combinar efetividade e conforto. Nessa segunda etapa é determinado o número de sessões de acupuntura do tratamento.
A terceira etapa é a aplicação da terapia, de acordo com a técnica escolhida. Todos os materiais da acupuntura são devidamente higienizados e as agulhas devem ser descartáveis para não trazer riscos ao paciente.

Para Que Serve Tratamento de Acupuntura

ventosaO tratamento é indicado para pacientes com dores lombares, de cabeças e outros problemas como gastrointestinais, ginecológicos, endocrinológicos, musculares, respiratórios, psicológicos, entre outros. A acupuntura é indicada para um tratamento complementar, pois trabalha para equilibrar o organismo e a área do cérebro ligada as dores. Não é indicado que pessoas com problemas cardíacos e portadores de marca-passo se submetam às sessões de eletroestimulação. Para as mulheres grávidas, não é recomendado que faça o tratamento após o terceiro mês de gestação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É muito importante saber como é feito e para que serve o tratamento da acupuntura e se tratar. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.