Artesanato

Fazer Colar Artesanal de Fuxicos – Passo a Passo

colar-fuxicoUma técnica muito antiga de artesanato e muito conhecida e popular no Brasil é o fuxico. Ele utiliza retalhos e pedaços de tecidos para confeccionar uma espécie de flor franzida e assim, criar vários acessórios, como colchas, capas de almofadas, entre diversas outras opções, além de muitas vezes ser usado apenas para decorar alguma peça. Também é possível confeccionar bijuterias utilizando essa técnica. Trouxemos uma dica de como fazer um lindo colar com fuxicos coloridos e estampados. É perfeito para compor um look casual, tanto para usar no litoral, como na cidade durante o dia a dia. Confira passo a passo.

Passo a Passo Fazer Colar Artesanal de Fuxicos

Materiais Necessários:
Retalhos de tecidos estampados, coloridos e diferentes – escolha os tecidos de acordo com sua preferência;
Moldes de formato circular de 8 e 8 centímetros de diâmetro cada um;
Tesoura;
Agulha;
Linha;
Corrente com fecho para bijuteria.

Como Fazer

passo-1

passo-2

passo-3 passo-4

Utilize os moldes circulares para riscar os tecidos. Os moldes deverão ter 4 e 8 cm de diâmetro cada um. Recorte apenas dois círculos usando o molde de 8 cm, e sete círculos para o molde de 47 cm. Faça os fuxicos com os retalhos de tecido. Para fazer, basta dobrar a borda e passar a linha com a agulha costurando. Quando finalizar em todo o tecido, puxe  a linha para que fique franzido. Dê um nó e reserve a flor de fuxico. Faça isso com todos os retalhos de tecido.
O próximo passo é organizar todos os fuxicos para formar o colar. Deixe organizado como mostra na imagem acima, ou como preferir. Alguns dos fuxicos devem estar virados para cima e outros para baixo. Junte os tecidos passando uma linha, costurando um por um. Comece da esquerda para a direita.
Quando todas as flores de fuxico estiverem presas, finalize colocando a corrente do colar. Passe a argola da bijuteria em uma das flores da ponta e prenda a corrente na argola. Faça o mesmo com o outro lado. Seu colar está pronto.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.