Saúde

Bruxismo Infantil – Causas

Bruxismo infantil é o costume de ranger ou apertar os dentes durante o sono e é muito corriqueiro em crianças que estão sofrendo algum tipo de problema emocional ou estresse. Estudos mostram que trinta por cento das crianças entre 3 a 6 anos de idade apresentam o sintoma e usam o ranger dos dentes como uma válvula de escape.

Bruxismo Infantil – Causas

Causas Bruxismo Infantil

Segundo especialistas o que costuma ser causa do bruxismo pode ser alteração emocional e psicológico, relacionada ao alto nível de estresse, ou algum problema em que o paciente enfrentando. É mais comum crianças terem bruxismo quando se encontram em fase de mudança, seja de escola, por exemplo, época de provas, competições escolares, divórcio dos pais, cobrança excessiva para se sair bem em alguma tarefa, hiperatividade e distúrbios neurológicos como autismo. A dor de ouvido e nascer dos dentes também podem estar ligadas a causas do bruxismo assim como a oclusão quando os dentes não se encaixam direito.

Bruxismo Infantil – Causas
Alguns estudos concluíram que a tendência a ranger os dentes é maior em crianças em que os pais também fazem a mesma coisa.  E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma falar dormindo ou babar. Um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38 por cento das crianças rangem os dentes. O bruxismo pode causar, além de desgaste dos dentes, problemas na gengiva, na articulação da mandíbula (ATM), dores de cabeça e até dor de ouvido e dores na nuca. Fatores sistêmicos como rinite, alergias respiratórias e dormir de boca aberta podem contribuir e causar o bruxismo nas crianças. É importante levar a criança ao dentista para que ele examine bem os dentes para ver se eles não estão se desgastando pelo atrito.

Bruxismo Infantil – Causas

O tratamento do bruxismo é simples e vai depender da causa diagnosticada. Normalmente, são feitas restaurações nos dentes, uso de aparelhos dentários relaxantes, indicação de técnicas relaxantes e remoção dos fatores de stress e cobrança. A pratica de esportes e exercícios também são uma boa forma de tratamento. Dependendo do caso, um acompanhamento psicológico pode ser necessário. Todo o tratamento deve ser feito sob a orientação e acompanhamento de um profissional da saúde especializado.

Bruxismo Infantil – Causas

Para crianças mais velhas, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes. Mas essa alternativa só é utilizada quando a criança já tem alguns dentes permanentes, a partir dos 6 anos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O bruxismo infantil pode causar vários incômodos para a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.