Diversos

Bonsai – Quais os Significados e Cuidados.

Bonsai significa literalmente plantado em uma bandeja e  esta técnica pode usar qualquer espécie de planta que faz com que arvores se tornem miniaturas e ainda dar suas flores e frutos. O bonsai originou na China mas o Japão foi o pais que adotou esta arte de transformar arvores comuns em miniaturas e manter suas características.

bonsai

Quais os Significados e os Cuidados Com o Bonsai

Oferecer um bonsai é um gesto de respeito e uma premonição de prosperidade, os bonsais são um símbolo de honra, paciência, paz, equilíbrio e harmonia. A técnica do bonsai é feita cortando cerca de dois terços da raiz e controlar o crescimento através de podas de tempos em tempos para modelar os galhos. Na hora de comprar um bonsai devem-se ter alguns cuidados como verificar se não há insetos, nem folhas amarelas ou murchas, secas ou manchadas no vaso. O bonsai deve estar dentro do vaso de forma firme não deve balançar e a terra deve estar molhada por igual.

bolsai-fr

Abaixo alguns cuidados com o Bonsai:

– Os bonsais devem ser regados apenas quando a terra do vaso estiver quase seca. Uma regra básica é que quando a umidade do ar esta baixa e a temperatura acima de vinte graus uma planta com aproximadamente trinta centímetros de comprimento deve ser regada todos os dias. Quando esta muito calor as copas e galhos também podem receber agua. Nos dias mais frios pode regar em dias alternados.

bolsai-frio

 – O tempo entre as podas depende da espécie, mas normalmente se faz entre três e seis meses para manter o bonsai com sua forma original e ter novos brotos que preencheram sua copa ficando mais bonito. Use uma tesoura própria para fazer podas bem afiadas, corte os ramos defeituosos ou que estão a mais. A cada três anos as raízes devem ser podadas fazendo com que o bonsai ganhe resistência e viva mais tempo. Em média um bonsai pode viver até dez anos.

bolsai-raiz

– Os bonsais gostam de receber sol todos os dias, mas a intensidade de exposição depende da espécie. As Buxus carmona, fícus, ligustro, macieira, podocarpo e serissa necessitam de apenas 2 horas de sol e podem permanecer dentro de casa perto de uma janela. As espécies ácer-palmeto, ácer-tridente, azaléia, jabuticabeira, oliveira, pircanta, primavera, resedá, romã e ulmus precisam estar expostas ao sol por mais de 3 horas. É importante que fiquem em uma área externa sobre proteção do sol do meio dia. Uma varanda seria o local ideal. O cipreste, ginkgo biloba, kaizuka, sequóia e pinheiros precisão de no mínimo seis horas diárias de sol. Estas espécies devem ser cultivadas fora da casa em uma área totalmente aberta.

bonsai-jan

– Existem no mercado produtos específicos para combater insetos comuns em plantas ornamentais como pulgões e cochonilhas. Para usa-lo obedeça as instruções do fabricante. É importante que o bonsai não absorva substancias nocivas e antes de aplicar o produto regue seu bonsai duas horas antes.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Bonsais honra, paciência e paz!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.