Saúde

Tartaro – O Que É E Como Eliminar

Tartaro não é difícil saber se esta com ele em seus dentes bastam um olhar no espelho e logo visualizara alguns lugares opaco e com volumes diferentes.

Tártaro O Que É E Como Eliminar

O Que é o Tártaro

Tártaro também é  chamado de cálculo dental e é uma placa bacteriana ou biofilme dental que com o tempo endurece na superfície dos dentes. Ele também pode se formar sob a gengiva e desta forma irrita  os tecidos gengivais levando ao sangramento. O  tártaro dá à placa bacteriana o espaço perfeito para o seu crescimento, o que pode criar problemas mais sérios como a cárie e a gengivite. Além de todos estes problemas o tártaro cria um problema estético na boca já que ele é poroso e absorve as manchas muito mais fácil.

Tártaro - O Que É E Como Eliminar

O principal motivo de ocorrer o tártaro é uma alimentação extremamente acidificante, rica em açúcar, alimentos refinados e gorduras prejudiciais. Embora muitos acreditam que a primeira causa seja a má higiene dental, se consumíssemos a quantidade suficiente de frutas e verduras cruas, certamente esse problema aconteceria muito menos. A má higienização dental ajuda para a aparição da placa bacteriana. O café, o chá preto e o tabaco também são causadores do tártaro.

Como Eliminar o Tartaro

Apenas fazendo uma escovação correta, que deve ser feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem diminuir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois que ele se forma só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feita com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem". Deve-se escovar não apenas os dentes, mas também as gengivas.

Abaixo compartilhamos algumas dicas caseiras para diminuição do tártaro:

Limão com bicarbonato de sódio:

Ingredientes:

– 1 colher de bicarbonato de sódio;

– 1 copo de água;

– Suco de 1 limão.

Junte todos os ingredientes e misture bem. Despeje dentro da boca aproximadamente dois goles e deixe agir por alguns minutos. Agite a mistura na boca ou jogue de um lado e de outro para que a mistura possa agir em todos os dentes. Cuspa e em seguida, escove bastante seus dentes. Esse remédio ajuda  a amolecer as placas de tártaro deixando-as mais fáceis de remover com a escova de dentes.

Tártaro O Que  Como

Escovação com morangos:

Amasse bem um morango e coloque por cima da escova, como se fosse sua pasta de dentes. Em seguida, escove normalmente. logo após corte alguns morangos pela metade e coloque-os onde há a presença de tártaro em seus dentes e tente mantê-los ali fechando a boca permanece com o morango no lugar por dez minutos e troque depois desse tempo, alternando por 40 minutos. Depois basta escovar os dentes normalmente com a pasta porque o tártaro se despregará rápida e facilmente de seus dentes.

Tártaro O Que  Como Eliminar

É importante que não faça uso de objetos pontiagudos como palitos para remover o tártaro. Isso poderá ferir a gengiva e agravar ainda mais seus problemas. Ao menos uma vez ao ano faça a limpeza dos dentes em visita ao dentista. Use regularmente o fio dental e coma maçãs orgânicas, pois elas são ótimas ajudantes para manter os dentes limpos e não causam danos para sua saúde dentária.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Tártaro nos dentes deixa uma aparência feia na boca!! Deixe seu comentá

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.