Saúde e Beleza

Protetor Solar Para o Corpo e Rosto – Como Escolher e Aplicar

escolher-protetorSempre falamos mais em protetor solar durante o verão, pois é a época das maiores temperaturas e a melhor época também para curtir as praias do litoral brasileiro, além de piscinas ou cachoeiras. Todos sabemos que o uso do filtro solar ajuda a prevenir queimaduras causadas pelos raios ultravioletas, além de ser um ótimo aliado para combate ao câncer de pele e envelhecimento precoce. Mas como escolher o melhor protetor solar? Cada pessoa possui características que combinam melhor com um determinado tipo de produto. Confira dicas de como escolher o filtro ideal para seu corpo e rosto.

Como Escolher e Aplicar Protetor Solar Para o Corpo e Rosto

Todos os protetores possuem um filtro, chamados de Fator de Proteção Solar (FPS). Esse FPS indica o número de vezes que o creme aumenta a capacidade de defesa natural da pele, antes da queimadura. Um exemplo é um filtro solar de fator 30, que permite a exposição ao sol por meia hora.
Os protetores se dividem nas seguintes categorias:

  • Baixo – FPS 2, 4 e 6;
  • Médio – FPS 8, 10 e 12;
  • Alto – FPS 15, 20 e 25;
  • Muito Alto – FPS 30, 40 e 50;
  • Ultra – Acima de 50.

Para escolher o produto, é necessário levar em conta quem irá usar, pois existem no mercado produtos específicos para crianças. O tipo de pele também é um fator importante, se possui acne, é seca, oleosa e etc.
Os fototipos são a capacidade de absorção da pele dos raios solares, de acordo com a pigmentação, cor dos olhos e cabelo, capacidade de bronzeamento. Os fototipos são classificados nas seguintes categorias:

  • Fototipo I: Pele muita clara, olhos azuis e geralmente cabelos ruivos. Nunca se bronzeia, quase sempre se queima.
  • Fototipo II: Pele branca, olhos azuis ou verdes e cabelos loiros. Às vezes se bronzeiam, mas outras vezes se queimam.
  • Fototipo III: Pele intermediária, olhos castanhos ou cinzentos, cabelos castanhos e raramente se queimam, sempre se bronzeiam.
  • Fototipo IV: Pele escura, olhos e cabelos castanhos ou pretos, se bronzeiam rapidamente e nunca se queimam.

É importante lembrar que o protetor deve ser aplicado no corpo todo, principalmente no rosto, que possui a pele mais fina e mais vulnerável à queimaduras. Passe um fator mais forte no rosto caso seja necessários. Outras partes que se queimam facilmente, como ombros, pés, e braços, também devem ter um cuidado especial. Sempre retoque o protetor para melhorar a precaução.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.