Dinossauro Nova Espécie – Descoberta Por Pesquisador
Dinossauro nova espécie é encontrada no Canadá por paleontólogos e ele tem chifres na cabeça. Esta espécie viveria a sessenta e cinco milhões de anos atrás. A descoberta foi publicada na ultima edição da revista Current Biology.
Descoberta por Pesquisador Nova Espécie de Dinossauro
O novo dinossauro descoberto era herbívoro e recebeu o nome de Regaliceratops peterhwsi, referindo-se ao folho enorme em formato de colarinho que fica atrás de sua cabeça e também o nome de seu descobridor Peter Hew. Os cientistas já o apelidaram de “Hellboy” o personagem das histórias em quadrinho que também tem chifres na cabeça. O crânio do novo dinossauro foi encontrado quase intacto em um barranco perto do rio Oldman na província de Alberta no Canadá. O um paleontólogo do museu Royal Tyrrell informou: "Este espécime vem da região de Alberta, onde não havíamos encontrado fósseis de dinossauros com chifres antes, o que nos levou a concluir que era algo importante". "Mas apenas depois de separar o fóssil da rocha, no laboratório, os cientistas concluíram que estavam diante de uma espécie totalmente nova". Após a reconstituição do “Hellboy” soube-se que ele era muito parecido em vários aspectos ao Tricerátopo entretanto com um folho ao redor da cabeça, um chifre maior no nariz e um pequeno chifre sobre cada olho. De acordo com os paleontólogos o muito importante por suas implicações a respeito da evolução dos dinossauros com chifres.
Os dinossauros com chifres estão dividos em dois grupos: os Chasmossauros, dotados de um pequeno chifre no nariz e outros maiores sobre os olhos, além de um amplo folho; e os Centrossauros, com um grande chifre no nariz e outros pequenos sobre os olhos, e de folho menor. O Hellboy faz parte dos Chasmossauros e seus ornamentos são mais parecidos com os dos Centossauros que viveram em um período após a extinção dos Centossauros. Os dinossauros da espécie Centrossauros tiveram sua extinção a vários milhões de anos antes dos Chasmossauros, que se extinguiram juntamente com os demais dinossauros no final do Cretáceo, há sessenta e cinco milhões de anos. Os desaparecimentos dos dinossauros e varias outras espécies segundo teorias aconteceu devido a queda de um enorme meteoro que mudou o clima da Terra.
O Regaliceratops peterhewsi é o primeiro exemplo de uma convergência da evolução dos dinossauros com chifres. Os dois grupos evoluíram de forma independente e desenvolveram características anatômicas bem parecidas. Os pesquisadores desejam agora encontrar uma maior quantidade de espécimes de Regaliceratops, e querem fazer uma reconstrução digital do crânio de "Hellboy".
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Nova espécie de dinossauro com chifres o apelidado de “Hellboy”! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!