Diversos

Dicas Para Superar Fobias – Causas, Efeitos e Soluções

fobia-superarO medo é algo muito comum, pois todo mundo se sente amedrontado diante de uma determinada situação, ou por algo. A fobia é um medo ou aversão mais exagerada e pode ter vários causadores, entre eles situações, lugares, animais ou até mesmo objetos. Essas fobias são classificadas em cinco tipos, como:

  • Animais – como baratas, ratos, aranhas, cobras e etc.
  • Aspectos do ambiente natural – como terremotos, trovoadas, tempestades e etc.
  • Sangue, injeções ou feridas;
  • Situações – como altura, andar de elevador, andar de escada rolante e etc.
  • Outros tipos – como medo de contrair uma doença, de vomitar, de palhaços e etc.

Causas e Efeitos

Muitas pessoas acreditam que as fobias surgem devido à traumas sofridos durante a vida, principalmente na infância. No entanto, estudos realizados informam que somente 20% dos casos de fobia são desenvolvidos pelos traumas, enquanto a maior parte é desenvolvida através de uma predisposição genética.No caso de predisposição genética, o medo foi transferido para a pessoa através dos pais, ou seja, muitas vezes quando um dos pais possui uma fobia específico, o filho talvez sofra do mesmo problema. Além disso, o tipo de criação da criança também contribui para o desenvolvimentos de tais medos. São situações que contribuem para o aparecimento das fobias:

  • Ambienteis – doenças de infância ou isolamento da criança;
  • Educacionais – pais super protetores e que criam seus filhos preocupados com o que os outros vão pensar;
  • Modelação – quando os pais possuem algum tipo de fobia e o filho acaba aprendendo a se comportar da mesma maneira.

As fobias podem interferir na vida social das pessoas, fazendo com que ela se isole, dependendo de qual o motivo causador do medo em excesso. Faz também com que a pessoa desenvolva um estresse, comprometer o lado emocional e psicológico e em casos muito extremos, a pessoa pode ter até sua vida profissional afetada, dependendo de qual o problema e de qual o nível de gravidade.

Soluções e Dicas Para Superar Fobias

Algumas pessoas procuram soluções para suas fobias e muitas recorrem  à terapias e analistas. Porém, a melhor forma de acabar com o medo é enfrentando e compreendendo que isso não faz parte de você, já que muitas pessoas acabam se apegando aos seus medos. Pense em quantas vezes você foi impedido de fazer alguma coisa por causa do temor, e se esforce para superá-lo.
A fobia está diretamente ligada à ansiedade, pois uma pessoa ansiosa tem maior dificuldade para controlar suas emoções e seus pensamentos. Os sintomas de uma pessoa que sofre com algum tipo de transtorno fóbico é descrito como os de ansiedade, como coração acelerado, sensação de desmaio, suor frio, falta de ar, tontura, entre outros. Controlar a ansiedade é o primeiro passo para solucionar o problema, e para isso, procure controlar os pensamentos obsessivos, respire fundo e lentamente para se acalmar, e procure uma forma de se distrair.
Descubra qual a origem do seu medo, se foi uma situação traumática ou como surgiu. Saber o
solucoes-fobiamotivo ajuda a diminuir um pouco da intensidade e da força que ele possui. Além disso, é recomendado que as pessoas se aproximem dos seus medos. Por exemplo, se uma pessoa tem medo de palhaço, deve começar observando uma foto, depois assistindo à um vídeo e o terceiro passo é observar um palhaço à distância. Isso ajuda com que a pessoa perca o medo de forma gradativa.
Todas as pessoas são capazes de vencer suas fobias, desde que consiga fazendo da forma correta, respeitando seus limites e aos poucos. Dessa forma, enfrentando e admitindo que o medo não é um problema muito grande, ele vai perdendo a força, fazendo com que você supere.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.