Financeiro

Como Fazer Para Quitar as Dívidas – Opções Benéficas e Como Solucionar

quitar-dividasDívidas são um problema de muitas pessoas, que muitas vezes para conseguir um objetivo, acabam parcelando várias coisas, pegando empréstimos de bancos, entre outras coisas que acarretam em uma situação financeira difícil. Seja para realizar o a cerimônia de casamento, comprar a casa própria ou uma reforma, ou até mesmo as festas de fim de ano onde as pessoas acabam gastando muito com presentes e preparativos. Enfim, não importa a causa da dívida, o importante é conseguir quitá-la. Para quem não sabe como solucionar esse problema, trouxemos algumas dicas para conseguir sair do aperto e solucionar seus problemas financeiros, confira.

Opções Benéficas Para Quitar as Dívidas

Para lidar com as dívidas, é necessário que você tenha controle de todos os valores, desde quanto deve, como também o que ganha por mês e o que gasta para as despesas essenciais. Liste todas as despesas, como contas da casa, seguro do automóvel, IPVA, prestações, fatura de cartão, o quanto gasta com alimentação, e todas as outras coisas essenciais. Assim você poderá saber o quanto precisa tirar para pagar as despesas mensais e o quanto sobrar. É sempre muito importante saber para onde vai todo o seu dinheiro.
O próximo passo é o mais difícil, pois é o momento de descobrir o tamanho da dívida. Junte em uma lista tudo que você deve, como pagamentos que estão atrasados, cartões, contas da casa, prestações, saldo negativo no banco, empréstimos, cheque especial, e etc. Para cada item, coloque o valor que deve ser pago mensalmente, a taxa de juros e o total que você deve. Essa lista deve ser atualizada mensalmente, e o saldo deverá ficar menor a cada mês, fazendo com que se sinta melhor ao vê-la.
Caso você tenha dúvidas sobre os valores de juros e multa, a melhor opção é entrar em contato com a instituição para onde deve e pedir todos os valores especificados por escrito. Procurar ajuda de especialistas ou de órgãos de proteção ao consumidor, como Procon ou Idec também é recomendado, pois eles poderão tirar todas as suas dúvidas.
Para conseguir quitar as dívidas, é necessário que você tenha corte de gastos e entre em uma fase de economia, sem gastar o tanto que gastava normalmente. Para isso, é aconselhável a fazer mais uma lista, e dessa vez separe em três categorias: as despesas essenciais (aluguel, água, alimentação, luz, e etc.), as desejáveis (TV a cabo, academia, internet, e etc), e a última, que são os itens superficiais (viagem, passeios, restaurante e etc.) Priorize sempre as despesas essenciais, e assim você poderá controlar melhor tudo o que gasta.
Se o valor da dívida for muito maior do que a renda mensal, será necessário pensar em métodos que ajudem a melhorar sua situação financeira. Por exemplo, se você possui investimentos, resgate o dinheiro para conseguir quitar ou pagar parte do valor devido. Vale também pensar em venda de itens que já não utiliza mais, como algo que esteja "encostado" em sua casa, ou o veículo e um imóvel de lazer. São soluções drásticas, mas que ajudam a melhorar a sua condição financeira.
como-quitar-dividas
Entre em contato com os credores e renegocie as dívidas. Muitas instituições dão descontos, parcelam ou outras condições especiais para os clientes devedores. Dessa forma, você conseguirá diminuir o valor que deve ou ter um prazo maior para pagar.
Crie um fundo de emergência. Abra uma conta poupança e deposite uma quantia de dinheiro por mês, pois assim você economiza e terá um dinheiro para casos de emergência. Isso vale também para investimentos. E o mais importante: aprenda a gastar com consciência, para que não volte a se enrolar financeiramente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • dedvanecido

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.