Educação

Teste Vocacional – O Que É e Como Fazer

teste-vocacionalTanto para quem está se preparando para vestibular, quanto para quem quer mudar de profissão, o teste vocacional pode ser um aliado na hora de tomar uma decisão. O teste pode ajudar para que a pessoa pense em quais seus objetivos profissionais, quanto em suas habilidades e gostos. É um meio muito procurado, principalmente por jovens do Ensino Médio, que se preparam para entrar na faculdade.
O teste vocacional antigamente, só mostrava dois resultados, se o aluno tinha vocação para a área de humanas ou exatas. Esses testes saíram de circulação e os resultados atualmente, mostram diversas áreas que a pessoa pode seguir, mas mais diferentes profissões.
Claro que o estudante não precisa necessariamente seguir o resultado na hora de escolher uma profissão. O teste vocacional apenas mostra as áreas para qual você tem aptidão, mas você deve levar em conta o que gosta realmente e seus objetivos profissionais, na hora de decidir para qual curso e faculdade prestar vestibular. Isso também é valido para quem já tem uma profissão, mas quer mudar de emprego ou área.

O Que ÉTeste-Vocacional-Site-Guia-do-Estudante

O teste vocacional são perguntas objetivas que tem como finalidade, apontar os interesses e aptidões da pessoa que reponde, ajudando assim, para que a pessoa escolha uma área profissional para atuar. O resultado é baseado nas respostas da pessoa para perguntas sobre seus interesses pessoais, financeiros, culturais e profissionais.
Geralmente os testes são aplicados em alunos do terceiro ano do Ensino Médio que estão se preparando para prestar vestibular e ingressar na faculdade. Os testes são desenvolvidos por psicólogos especializados em orientação profissional.
Se mesmo com o teste vocacional, você ainda tiver dúvidas sobre profissões e suas aptidões, pode consultar um profissional em orientação profissional. Se você for estudante, é aconselhado que sempre converse com professores das matérias que mais se interessa, pois eles podem aconselhar e te passar informações que irão ajudar na sua decisão. Lembrando que o teste ou a orientação vocacional, apenas podem ajudar a tomar a decisão, sempre leve em conta principalmente o que você gosta
.

Como Fazer

Várias opções de testes vocacionais estão disponíveis na internet. Se você deseja saber mais ou realizar um teste, pode consultar os seguintes sites: Guia da CarreiraGuia de Orientação Profissional, Mundo Vestibular, Guia do Estudante.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.