Artesanato

Como Fazer Moleskine Artesanal – Passo a Passo e Vídeo

moleskine-artesanalVocê provavelmente já viu em loja, internet ou revistas aqueles caderninhos com capas de tecido, não é mesmo? Esses caderninhos (ou cadernetas) são chamados de moleskines, devido a uma empresa italiana de mesmo nome que fabrica esse modelo. Originalmente as cadernetas eram de capa preta e folhas, bem simples e servindo apenas de cadernos de anotações. Mas com os anos, a marca foi aperfeiçoando seus cadernos e criando novos modelos. Hoje, o nome Moleskine virou um termo para designar esses cadernos de anotações, porém, como os tempos são outros, variedade de capas, cores, estampas e tamanhos são o que não faltam.
Existem também outras marcas que produzem esse modelo de caderneta, que se distinguem por ter os cantinhos arredondados, possuírem um elástico pra mantê-los fechados e na maioria das vezes, não possuem pautas.
Esses cadernos foram criados especialmente para aquelas pessoas que trabalham com criatividade e precisam sempre anotar as ideias que surgem, seja no caminho para o trabalho, enquanto toma um café. Esses profissionais geralmente são artistas como designer, escritores, publicitários, jornalistas, diretores de cinema e até arquitetos.

artesanal-moleskine

O modelo de caderno moleskine, segundo a empresa criadora, é um sucessor dos cadernos de anotações usados por pensadores e artistas dos últimos séculos como Van Gogh, Picasso, Bruce Chatwin e Enerst Hemingway.
Mas se você deseja ter um desses caderninhos de anotações sem gastar muito, pode fazer em casa. Vamos ensinar você a fazer seu próprio moleskine personalizado.

Passo a Passo

Materiais:

  • 10 folhas de sulfite tamanho A4
  • Papel cartão (ou outro papel grosso) para fazer a capa. Se preferir, pode substituir o papel por E.V.A.
  • Linha de crochê
  • Agulha para encadernação
  • Régua
  • Palito de picolé
  • Cola
  • Tecido (de acordo com a preferência)
     

moleskine-como-fazerHá duas opções para criar o moleskine. Você pode optar por comprar o miolo do caderno já pronto (vendido em papelaria) ou utilizar folha de sulfite A4.
Para fazer o próprio miolo utilizando sulfite, é necessário que você junte uma quantidade de folhas e dobre ao meio.
Corte o papel cartão no tamanho das folhas.
Junte as folhas com o papel cartão, que irá fazer a capa. Coloque o palito de sorvete no meio da capa para deixar mais reto e fixo.
Faça dois furos no meio das folhas. Utilize a linha de crochê para amarrar as folhas. Costure passando a agulha de fora para dentro e assim por diante.
Cole o tecido no papel cartão.
Utilize o elástico colorido e prenda na parte de dentro da capa traseira.

Vídeo

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • como fazer um moleskine

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.