Registro DRT – O Que É e Como Conseguir
Muitas profissões exigem uma espécie de registro para que a pessoa formada na área, possa executá-la. No caso de arquitetos em engenheiros, por exemplo, é exigido o número do CREA, enquanto enfermeiros precisam de COREN. Para algumas profissões, o registro necessário é chamado de DRT, e bailarinos, modelos, atores e muitos outros precisam desse documento para que possam exercer a profissão regularmente. Saiba maiores informações sobre o que é o registro e quais são as áreas e profissionais que precisam ter o documento, além de como fazer para obter o cadastro e valor.
O Que É Registro DRT
Algumas profissões precisam ser regulamentadas, e por isso é exigido um registro dos profissionais da Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Esse registro habilita a pessoa a exercer uma determinada função. Ao todo, são dez profissões que exigem essa regulamentação, sendo elas: jornalista, secretário, publicitário, atuário, arquivista, radialista, artista, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, e guardador/lavador autônomo de veículos.
Como Conseguir
Para conseguir esse registro, o profissional deverá se encaminhar até uma Delegacia Regional do Trabalho – DRT – mais próxima, apresentar o documento de formação na área, sendo o diploma, ou algum certificado de conclusão do curso.
Há um custo sobre o registro, que pode variar muito dependendo da profissão e também da região em que será feito. Algumas cidades não cobram, porém, é importante verificar em sua cidade e estado, ou no sindicato, qual o valor para conseguir o DRT.
Também é preciso apresentar outros documentos além da comprovação dos trabalhos (DVD com trabalhos, lista de equipe, recortes de jornal e etc.), como cópias autenticadas de identidades e CPF, cópias das páginas da foto e qualificação civil da CTPS, comprovante de residência, carteira de trabalho, fotos 3 x4 e etc.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!